Colégio de Aplicação vence o concurso FrancEcolab Brasil 2021, promovido pela embaixada francesa

Concorrendo com 50 escolas de 12 estados brasileiros, o vídeo Capybaras en Plastique foi o vencendo da Categoria fundamental 2

Um grupo de cinco estudantes do 8º ano do ensino fundamental 2 do Colégio de Aplicação da UFPE (CAp) ganhou o primeiro lugar do concurso escolar FrancEcolab Brasil 2021. Concorrendo com 50 escolas de 12 estados brasileiros, o vídeo Capybaras en Plastique foi o vencedor da Categoria fundamental 2. FrancEcoLab Brasil é um projeto iniciado pela Embaixada da França que visa conscientizar os jovens brasileiros sobre os desafios ambientais e, em particular, a proteção dos oceanos e rios contra a poluição plástica e microplástica. O CAp concorreu com três vídeos. Assista no site do projeto.

Para responder ao tema da proposta “Como evitar a chegada dos plásticos ao oceano?”, o grupo vencedor do CAp elaborou um vídeo com imagens da cidade e reflexões. O vice-reitor da UFPE, Moacyr Araújo, é um dos entrevistados. No vídeo, ele fala sobre a iniciativa da Universidade em proibir a comercialização de embalagens plásticas na instituição.

O prêmio será divulgado presencialmente no Seminário FrancEcolab Brasil, de 4 a 7 de novembro. O grupo vencedor será representado pela aluna Alice de Medeiros e pela professora de francês do CAp Fernanda Puça. Durante o seminário, a aluna e a professora vão participar de atividades organizadas pela Embaixada da França no Brasil no contexto do projeto FrancEcolab Brasil.

O projeto FrancEcolab Brasil no CAp/UFPE foi desenvolvido com estudantes do Ensino Fundamental (7º, 8º e 9º anos) e trabalhado com os estudantes da 3ª série do Ensino Médio. Participaram professores de artes, ciências, matemática e francês. Os coordenadores da ação no colégio são os professores Danilo Carvalho (ciências e atual vice-diretor do CAp) e Fernanda Puça França (francês).

Data da última modificação: 26/10/2021, 16:42