Colégio de Aplicação realiza Festival de Artes 2022

Nos dias 17 e 18 deste mês, alunos participaram de atividades de Artes Visuais, Dança, Educação Musical e Teatro

O Colégio de Aplicação (CAp) da UFPE promoveu, presencialmente, nos dias 17 e 18 deste mês, o Festival de Artes 2022. Com uma proposta de celebração ao poeta Miró da Muribeca, os dois dias foram marcados pela intensa partilha de processos artístico-pedagógicos desenvolvidos nos componentes curriculares Artes Visuais, Dança, Educação Musical e Teatro, além da Mostra Independente, na qual estudantes e ex-estudantes puderam realizar apresentações de seus trabalhos artísticos.

Apresentações de Dança envolveram alunos de diversas turmas

Com participação e organização de professores do campo das Artes - Clarissa Belarmino, Edvaldo Cavalcanti, Fabiana Louro, Fabiana Vidal, Fernanda Mélo, Larissa Bonfim, Lucas Maia, Niedja Torres, Rodrigo Luna e Ytalo Santana -, a ação foi aberta para toda a comunidade escolar e contou com um expressivo envolvimento dos estudantes, dos responsáveis e demais servidores.

A performance “Previsão do Tempo: Miró” iniciou a programação do festival com uma chuva de poemas do poeta recifense, escolhidas com a curadoria da professora Cristina Almeida e do professor Wellington Melo que, na condição de guardião da obra de Miró da Muribeca, compartilhou histórias do artista com o corpo estudantil. Ainda em celebração ao poeta, o festival contou com a exibição de duas sessões do documentário “Miró: preto, pobre, poeta e periférico”, dirigido por Wilson Freire e cedido pelo cineasta e professor Camilo Soares, do curso de Cinema da UFPE.

Atividades de Artes Visuais foram realizadas no colégio

Muitas foram as apresentações de música, performances e exercícios cênicos de Teatro e Dança que tomaram os mais diversos espaços do CAp. Filas se formavam nos corredores para a entrada nas salas onde aconteciam as partilhas de Teatro, a Música ecoava do recreio coberto para toda a escola, a Dança surgia e podia ser vista de vários ângulos nas áreas internas e externas. A Mostra de Artes Visuais trouxe vida e novas percepções para as paredes e expositores do colégio. Por fim, na Mostra Independente, estudantes apresentaram com autonomia poemas, músicas e danças, com destaque para o encerramento “Não, ainda não superamos o CAp”, do grupo musical formado por ex-estudantes.

Data da última modificação: 23/11/2022, 11:17