Colégio de Aplicação da UFPE participa do projeto FrancEcolab Brasil

O Colégio de Aplicação (CAp) da UFPE está participando do FrancEcolab Brasil, uma iniciativa da Embaixada da França no Brasil com a parceria, este ano, da Fundação Tara Océan. O projeto visa a sensibilizar os jovens sobre sua responsabilidade ambiental, acompanhá-los em seus compromissos de eco cidadãos e contribuir para a construção de uma comunidade de jovens ativistas e cidadãos comprometidos com a proteção do meio ambiente e o desenvolvimento sustentável.

O projeto FrancEcolab Brasil no CAp/UFPE está sendo desenvolvido com estudantes do Ensino Fundamental (7º, 8º e 9º anos), e a temática também é trabalhada com os estudantes da 3ª série do Ensino Médio. Participam professores de Artes, Ciências, Matemática e Francês. Os coordenadores da ação no colégio são os professores Danilo Carvalho (Ciências e atual vice-diretor do CAp) e Fernanda Puça França (Francês). A temática desta edição, intitulada “2021 – Os microplásticos no mar” –, insere-se na proposta nacional. O objetivo é abordar a situação dos oceanos e mares em relação à poluição causada pelos plásticos e propor reflexões e possíveis intervenções.

A professora Fernanda Puça explica as atividades realizadas pelos professores com os estudantes: “Vídeos são assistidos (da Fundação Tara Océan) e, depois, há discussões em sala de aula [no modelo remoto] e produções por parte dos estudantes (histórias em quadrinhos, textos, desenhos, debates, vídeos etc.)”. As ações incentivam a consciência crítica e a cidadania.

Também como parte das atividades do projeto, os alunos do Ensino Fundamental estão participando de um concurso nacional a partir do tema “Como evitar a chegada dos plásticos ao oceano?”. Um dos grupos do CAp está elaborando uma reportagem em vídeo sobre esse assunto, tendo entrevistado, no último dia 23, o vice-reitor da UFPE, Moacyr Araújo. Ele falou sobre o meio ambiente e a medida da Universidade em proibir a comercialização de embalagens plásticas na instituição.

Para o vice-reitor, “a verdadeira transformação na direção da sustentabilidade ambiental se dará com a conscientização de todos sobre a impossibilidade de continuarmos nesta rota de destruição do planeta. Isso passa necessariamente pelas novas gerações, que mais do que nunca estão alertando os mais velhos sobre a responsabilidade de suas heranças”. O concurso é disputado por mais de 40 equipes de escolas de diversos estados do Brasil. O resultado será divulgado no dia 22 de outubro.

Ainda no âmbito do projeto nacional, os alunos do CAp já participaram de uma sessão de perguntas on-line com a navegadora Tamara Klink. Ela faz parte da iniciativa e está em travessia pelo Oceano Atlântico.

Como ação local do FrancEcolab Brasil no CAp/UFPE, o colégio realiza, no dia 7 de outubro, o evento virtual “OcéanCAp: o impacto dos microplásticos na vida marinha”. Já estão confirmados como convidados a professora Monica Ferreira da Costa (Departamento de Oceanografia da UFPE) e o estudante Gabriel Fernandes, adolescente de 16 anos, vencedor da votação popular do Stockholm Junior Water Prize 2021, pelo desenvolvimento de um sistema que filtra microplásticos na água. Ele estuda no Colégio São José, de Itajaí (SC). O OcéanCAp também contará com exposição de produções dos alunos do CAp/UFPE.

FRANCECOLAB BRASIL – O lançamento do projeto FrancEcolab Brasil aconteceu, no dia 8 de junho, quando se comemora o Dia Mundial dos Oceanos. Ao longo deste ano, estão previstas diversas atividades, como webnários, palestras, exposições, formações, entre outras.

Professora Fernanda Puça França

fernandafranca.gps@gmail.com