Centro de Informática divulga programação para o Outubro Rosa

Evento contará com palestras sobre a presença de mulheres na área de tecnologia

No próximo dia 25, o Centro de Informática (CIn) da UFPE realizará um evento dedicado ao movimento do Outubro Rosa, dedicado à conscientização e prevenção contra o câncer de mama. Por se tratar do “mês das mulheres” e, assim, voltado para a visibilização de demandas femininas em geral, o evento falará sobre a presença de mulheres na área de tecnologia e ciências exatas. O evento acontece no mezanino do Bloco E e é uma realização do Cintia, grupo de mulheres do CIn.

15h - Abertura

15h – Minipalestras

Palestra: O legado de Ada Lovelace: como as mulheres revolucionaram a TI
Ana Claudia de Lima, psicóloga, estudante de Sistemas de Informação e membro do Apple Developer Academy.

Palestra: Mulheres na Ciência, Tecnologia, Engenharia, Matemática e onde mais ela quiser
Andrêza Leite de Alencar, doutora em Ciência da Computação pela UFPE, professora na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e na especialização em Ciência de Dados e Analytics da Universidade de Pernambuco (UPE). É fundadora do Women Who Code Recife, Pyladies Recife, FemininoLivre e embaixadora do Technovation Challenge Brasil.

Palestra: O dia-a-dia de uma cientista de dados
Déborah Mesquita, cientista de dados e mestranda na área de Visualização de Dados. Em 2016, conquistou o Machine Learning Award da Microsoft Imagine, foi admitida no MIT Global Entrepreneurship Bootcamp em 2015 e já conquistou outros prêmios em inovação. Hoje, também faz consultoria em Data Science e é redatora técnica para publicações do Brasil e dos Estados Unidos. Faz parte da organização do Django Girls Recife 2018.

Palestra: Mulheres em TI
Nancy Lyra, bacharela em Ciências da Computação (UFPE); mestra em Inteligência Artificial (UFPE); doutoranda em Linguagens de Programação, professora de Programação (Faelo/Estácio); consultora de Desenvolvimento (ThoughtWorks). Já atuou como engenheira de software, líder técnica, pesquisadora, gestora de Contas e instrutora.

16h45 – Coffee Break - Bring your Own Coffee Break

17h - Mesa redonda