Brega é tema da exposição organizada por alunos de Museologia da UFPE no Centro de Design do Recife

Com a proposta de reunir diferentes olhares sobre o brega pernambucano, estudantes do curso de Museologia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) elaboraram a exposição “Todo Mundo é Brega”. A mostra foi inaugurada sábado (4), no Centro de Design do Recife (Pátio de São Pedro, 10). “Todo Mundo é Brega tem por objetivo tocar a memória das pessoas que viveram ou vivenciam o brega no Recife de alguma maneira”, afirma o grupo, em texto sobre a exposição.

A equipe responsável pela mostra trabalhou com orientação das professoras Elaine Mÿuller e Nutyelly Cena e é formada por estudantes do 6º período: Artur Barbosa, Ana Beatriz Vieira, Crislayne Lucena, Elisa Vasconcelos, Hygllander Maria, Jade Cristina, Jonas Batista, Marcilio Nobrega, Maryane Victoria, Matheus Silva, Sofia Moreira, Suzan Gleyce, Tatiana Mirele e Vivian Karla.

Eles explicam que estão “propondo diferentes olhares sobre o brega a partir de suas materialidades e expressões, mas sobretudo a partir dos sujeitos (personalidades, cantores, ouvintes) que fazem esse movimento conquistar tantos espaços”.

Por isso, até o final do período de visitação da mostra, marcado para o dia 30 de abril, serão promovidas rodas de conversa com artistas do brega. Os temas previstos são: Brega e importância na construção da identidade juvenil periférica (18/03), A grande mídia e o brega (25/03), Brega da nova geração (22 e 23/04), Brega e a identidade pernambucana (29/04) e Brega e estilo andam lado a lado (30/04).

O público também poderá participar de outras ações educativas, que serão divulgadas pelo perfil da exposição no Instagram.

Data da última modificação: 07/03/2023, 14:45