Artigo sobre o controle e automação de turbinas eólicas é publicado em periódico internacional por integrantes do PPGEM

O artigo científico “A review on wind turbine control and its associated methods”, elaborado por membros do Departamento de Engenharia Mecânica da UFPE (Demec), foi aceito para publicação no Journal of Cleaner Production, revista científica internacional de qualidade A1, o conceito máximo estabelecido pela Capes. O Journal of Cleaner Production publica artigos com foco na produção mais limpa, na sustentabilidade e em pesquisas teóricas e práticas relativas ao aumento da eficiência no uso da energia renovável e dos recursos naturais.

O trabalho faz parte do esforço de pesquisa do Demec e do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica (PPGEM) da UFPE direcionado para o projeto, aplicação e desenvolvimento da energia eólica no Brasil.

O aluno de doutorado Eduardo Menezes e os professores Alex Maurício Araújo e Nadège Bouchonneau, do PPGEM, são os autores do artigo, que faz uma revisão completa sobre todos os aspectos dos sistemas de controle de turbinas eólicas. O artigo contém mais de 150 referências bibliográficas indexadas e foi resultado de uma revisão bibliográfica elaborada com o objetivo de desenvolver uma nova vertente de pesquisa no âmbito do Laboratório de Fluidos do Demec/PPGEM, voltada para o controle de aerogeradores.

Segundo o professor Alex Maurício, a evolução do controle das turbinas é fundamental para a redução do custo da energia eólica nos próximos anos, e por isso este tema é vital para a fonte eólica manter sua competitividade.

Mais informações:
Professor Alex Maurício Araújo