Artigo publicado em prestigiada publicação descreve a honra homicida

Trabalho integra tese de Mônica Gomes Teixeira Campello de Souza, defendida em 2015 no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Cognitiva da UFPE

O artigo “Psychocultural Mechanisms of the Propensity toward Criminal Homicide: A Multidimensional View of the Culture of Honor” foi publicado, no dia 1º deste mês, no periódico Frontiers in Psychology . O conteúdo do artigo integra a tese de doutorado “Cultura da honra e homicídios em Pernambuco: um novo modelo psicocultural”, de Mônica Gomes Teixeira Campello de Souza, defendida em 2015 no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Cognitiva da UFPE, e orientado pelo professor Antonio Roazzi.

O estudo analisa dados de 336 adultos recifenses quanto à sua propensão ao homicídio e aponta que o aspecto da cultura da honra responsável pela propensão ao homicídio é uma combinação de elementos que pode ser chamada de “honra homicida”, abrangendo uma elevada honra masculina e uma baixa honra social; que o sexo, escolaridade, bússolas morais valores morais, mecanismos de regulação emocional e hipercultura influem no desenvolvimento da honra homicida de formas específicas e a honra homicida produz impactos na dinâmica da raiva, repercutindo na personalidade e, consequentemente, nas atitudes perante o homicídio.

Segundo a autora, há fortes implicações desses achados para as políticas públicas de combate aos homicídios, pois, tem-se um modelo dos mecanismos e processos pelos quais aumenta ou diminui a propensão de um indivíduo a cometer esse tipo de crime. “A partir dele, é possível deduzir que o maior policiamento terá relativamente pouco impacto sobre os crimes letais intencionais, já que não atinge diretamente as suas causas psicoculturais; a impulsividade da maioria dos homicidas desconsidera consequências (apreensão e prisão); boa parte dos homicidas não percebe o homicídio motivado por honra como sendo crime”, avalia Mônica.

Segundo ela, tampouco se espera que aumentos na quantidade e na distribuição de renda, ou seja, a redução da pobreza e das desigualdades sociais, venham a reduzir a incidência de homicídios, dado que a cultura da honra tende a persistir e ser transmitida entre as gerações mesmo quando há ascensão socioeconômica, conforme já foi apontado amplamente na literatura nacional e internacional. Os resultados do estudo indicam que, diferentemente do que foi recomendado e feito pelo programa Pacto pela Vida, para se ter uma política pública eficaz contra os homicídios são necessárias intervenções socioculturais e educacionais específicas cujo desenho e implementação requerem uma equipe multidisciplinar qualificada, um bom sistema de informações criminais e diversas pesquisas científicas.

A revista científica indexada Frontiers in Psychology foi recentemente apontada como o periódico em Psicologia Multidisciplinar mais citado do mundo, tendo apenas 2% dos seus artigos com autores da América Latina (80% são dos EUA e Europa) e apresenta o total de mais de 36 milhões de visualizações e downloads até hoje. A publicação, lida principalmente nos EUA e Europa, já publicou 8.603 artigos que foram citados 37.735 artigos (média de 4.39 citações por artigo).

Data da última modificação: 09/11/2017, 13:00