Aprovado Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação 2017-2019

O plano aponta 11 objetivos estratégicos na área a serem implementados pela UFPE

O Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTIC) 2017-2019 foi aprovado por unanimidade, no último dia 22, pelo Conselho de Administração da UFPE, em reunião realizada no Auditório Reitor João Alfredo, na Reitoria, Campus Recife. O documento, cuja elaboração foi liderada pela Pró-Reitoria de Comunicação, Informação e Tecnologia da Informação (Procit) em parceria com o Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI), traz o planejamento e a gestão da estratégia de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) da Universidade.

O plano aponta 11 objetivos estratégicos: promover a capacitação e o dimensionamento de pessoal; ampliar e melhorar os sistemas de informação e aplicativos; aprimorar a conectividade; expandir e atualizar a infraestrutura tecnológica; fortalecer as estruturas organizacionais para a governança e a gestão da TIC; aprimorar processos e práticas de governança e de gestão de TIC; padronizar a atuação da TIC por meio de políticas; aprimorar a comunicação e a transparência da TIC; aprimorar a satisfação dos usuários com os serviços essenciais de TIC; inovar no provimento de serviços e soluções de TIC; aprimorar o acesso, a transparência e a integração de dados, conhecimentos e informações da UFPE.

“Trata-se de um instrumento fundamental para qualquer gestão. E em tecnologia mais ainda porque envolve toda a Universidade”, afirmou o pró-reitor de Comunicação, Informação e Tecnologia da Informação, professor Décio Fonseca. “É muito importante porque permite à Universidade ter um norte, saber aonde investir, o que é prioridade. E isso facilita muito a implementação da gestão e um melhor uso dos recursos”, completou Fonseca.

O PDTIC leva em consideração o planejamento institucional e a legislação vigente. A elaboração do plano também contou com participação de pró-reitorias, da Assessoria de Comunicação Social (Ascom), de gestores, de diretores de centros acadêmicos e da comunidade acadêmica. A coordenação das atividades ficou a cargo de Shirley Cruz (diretora de Governança de TI e Processos da Procit), que também apresentou o PDTIC durante a reunião do Conselho de Administração, no dia 22 deste mês.

O Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação 2017-2019 será publicado, em breve, no Boletim Oficial da UFPE.

PUBLICAÇÕES – Já estão disponíveis na edição n° 120 do Boletim Oficial da UFPE as Resoluções nº 003/2017 (jornada de trabalho), nº 004/2017 (critérios e procedimentos para o registro de assiduidade e pontualidade dos servidores), nº 005/2017 (política de publicação na internet) e nº 006/2017 – (Política de Informação do Repositório Digital), todas do Conselho de Administração da UFPE.

Data da última modificação: 27/12/2017, 15:34