Notícias Notícias

Voltar

Ações educativas marcam o Outubro Rosa nesta quarta-feira (14) no HC

O objetivo foi conscientizar sobre a importância da realização do exame de mamografia como instrumento do diagnóstico precoce

O Hospital das Clínicas da UFPE promoveu, na manhã desta quarta-feira (14), ação educativa em celebração ao Outubro Rosa, na portaria 1, na Enfermaria e Ambulatório de Oncologia com o objetivo de conscientizar e alertar os pacientes, acompanhantes e profissionais sobre a importância da realização do exame de mamografia como instrumento do diagnóstico precoce, fator que aumenta as chances de cura do câncer de mama. O HC é unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

Fotos: Divulgação

Pacientes recebem informações sobre a importância da mamografia


Para o chefe da Unidade de Oncologia do HC-UFPE, Glauber Leitão, a motivação da equipe é pensar na quantidade de vidas que são salvas por campanhas de conscientização como esta. “Um simples exame que é a mamografia e esse alerta para a realização dele pode representar a cura da pessoa, daquela pessoa que teve a detecção precoce do câncer de mama. Isso é o que nos motiva”, salientou.  

A equipe distribuiu cartilhas com informações (sobre o que é o câncer de mama, principais sintomas, recomendações e dicas de hábitos saudáveis), os laços cor-de-rosa que simbolizam a campanha e álcool gel para as pacientes que estão na Enfermaria de Oncologia. A Nutrição também ofertou para essas pacientes lanches personalizados com mensagens sobre o Outubro Rosa.


Equipe é formada por diferentes especialistas da área de saúde 

“Eu achei a iniciativa muito importante. Eu sei como é importante fazer os exames, a mamografia, todo ano, mas ainda tem mulheres que não estão tão atentas para isso, né? A gente tem que cuidar sempre da nossa saúde”, afirmou a aposentada Josefa Eliane.

DOAÇÃO – Quem quiser doar lenços, produtos de beleza (batom, esmaltes, dentre outros) e produtos de higiene pessoal para as pacientes internadas e acompanhadas no Ambulatório de Oncologia do HC-UFPE pode deixar na caixa de doações que está na portaria 1 do hospital e ficará disponível até o fim do mês.  

 

Data da última modificação: 14/10/2020, 17:21