Ação extensionista de Enfermagem ensina primeiros socorros a 100 alunos da Escola Municipal Santa Luzia

Objetivo é capacitar adolescentes das escolas públicas como multiplicadores nas ações de educação em saúde sobre primeiros socorros

Alunos aprenderam como conduzir com segurança o socorro à vítima

Um grupo formado por quatro professores e 20 estudantes de Enfermagem da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) participou de uma ação extensionista ontem (7) à tarde na Escola Municipal Santa Luzia, no bairro da Estância, no Recife. Eles promoveram uma palestra com simulação realística de primeiros socorros para casos como queimaduras, hemorragia, fratura, lesão aberta na pele por acidente, envenenamento e choque elétrico. O trabalho é realizado pelos alunos e supervisionado pelos professores, que acompanham as atividades de simulação realística nas salas de aula para mais de 100 alunos do Ensino Fundamental e Médio.

O projeto “Educação em Saúde na formação de adolescentes escolares como multiplicadores em primeiros socorros em um contexto de cultura de paz” conta com a participação dos professores Estela Maria Leite Meirelles Monteiro (coordenadora do projeto), Vânia Pinheiro Ramos, Anna Karla de Oliveira Tito Borba, Milton Cezar Compagnon e Queliane Gomes da Silva Carvalho. A assistência à saúde em primeiros socorros pode ocorrer em diversos locais na comunidade, requerendo das pessoas próximas o discernimento para identificar e conduzir com segurança o socorro à vítima até a chegada do Serviço Móvel de Urgência (Samu). A proposta extensionista continuada é vinculada à disciplina Enfermagem em Situações de Urgência na Comunidade.

O objetivo é capacitar adolescentes das escolas públicas como multiplicadores nas ações de educação em saúde sobre primeiros socorros. “Ensinar o cuidado ao outro vai além da construção de conhecimentos e habilidades, requer um ato de doação de interesse pelo outro que necessita de ajuda, ao ser capaz de compartilhar conhecimentos teórico-práticos que alicerçam os procedimentos em primeiros socorros diante de uma vítima. A ação educativa articulará conhecimentos e iniciativas para fomentar a cultura de paz no cenário escolar”, explicam os professores.

Data da última modificação: 11/04/2022, 16:19