Abertas inscrições do Prêmio Abrasd Cláudio Souto de Teses

O Prêmio Abrasd Cláudio Souto de Teses, da Associação Brasileira de Pesquisadores em Sociologia do Direito (Abrasd), está com inscrições abertas, até o dia 6 de agosto. São elegíveis monografias, dissertações, teses e resultados finais de pesquisas que abordem a Sociologia do Direito. O prêmio homenageia o professor emérito da UFPE Cláudio Souto, que completou 90 anos, no dia 29 de março, data de lançamento do edital.

A premiação tem o objetivo de estimular a pesquisa sociológica do Direito no Brasil. Podem ser inscritos os trabalhos científicos que se enquadram nas seguintes modalidades e condições: monografias de graduação, dissertações de mestrado, teses de doutorado, teses de livre docência e teses de titularidade quando aprovadas por Comissão de Julgamento realizadas, no período de 29 de março de 2019 a 29 de março de 2021, no Brasil ou fora dele, de autoria de brasileiros ou estrangeiros, em qualquer área do conhecimento, desde que reconhecida como de Sociologia do Direito pela Comissão Avaliadora.

Também estão aptos resultados finais de pesquisa individuais ou coletivos não vinculados a títulos acadêmicos, desde que relatados a instituição de fomento, o órgão acadêmico ou de ensino e/ou pesquisa, no período de 29 de março de 2019 a 29 de março de 2021, e identificados como de Sociologia do Direito no corpo do texto.

As inscrições são feitas pelo e-mail eventos.abrasd@gmail.com, informando, no assunto, a expressão “Prêmio Abrasd Cláudio Souto de Teses”. A documentação necessária está listada no edital.

Os vencedores receberão diploma de premiação assinado pela presidência da Abrasd e prêmio em dinheiro correspondente à modalidade.

HOMENAGEADO – O professor Cláudio Fernando da Silva Souto é natural de Garanhuns (PE), nascido em 29 de março de 1931. É bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito do Recife (FDR) da hoje Universidade Federal de Pernambuco (1949-1953), tendo sido primeiro aluno laureado de sua turma, com distinção em todas as disciplinas. Teve a primeira classificação do curso de doutorado, também da Faculdade de Direito do Recife (1954-1955), com distinção em todas as disciplinas, tendo obtido o grau de doutor, com distinção, em 1957, mediante defesa de tese.

Fez pós-doutoramento em Teoria e Pesquisa Social do Direito na Universidade de Colônia, mediante bolsas da Fundação Alexander von Humboldt (Alemanha, 1965 e 1970). Também é doutor em Ciências Sociais (Dr. rer. soc.) pela Faculdade de Sociologia da Universidade de Bielefeld (Alemanha, 1982), com a menção “sehr gut”.

Atuou como professor de Sociologia na Faculdade de Filosofia do Recife da então Universidade do Recife – atual UFPE. Na Universidade, foi também professor de Direito Constitucional na Faculdade de Direito do Recife, havendo regido a respectiva cátedra.

Professor fundador do Instituto de Ciências do Homem da UFPE, tendo atuado como chefe da Divisão de Ciência do Direito. Também foi pesquisador e professor de Sociologia do Direito no instituto desde a sua fundação (1963). Foi ainda professor fundador da Faculdade de Direito da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e professor nessa faculdade da primeira cadeira de Sociologia do Direito do Brasil (1962).

Data da última modificação: 08/04/2021, 17:22