1ª Reunião Anual do Litpeg apresenta balanço de ações de pesquisa e tecnologia

Com o objetivo de apresentar os resultados científicos e tecnológicos do trabalho desenvolvido, este ano, pelos laboratórios integrados ao Instituto de Pesquisa em Petróleo e Energia (Litpeg) da UFPE, foi realizada hoje (10) a 1ª Reunião Anual do Litpeg – ReALIT 2021. O evento, que reuniu gestores, pesquisadores e parceiros, foi transmitido pelo canal do Litpeg no YouTube

A solenidade de abertura, ocorrida pela manhã, teve a participação do vice-reitor Moacyr Araújo; e de Paulo Roberto Maciel Lyra, diretor do Litpeg; Pedro Carelli, pró-reitor de Pesquisa e Inovação; e Oussama Naouar, pró-reitor de Extensão e Cultura. Ao longo do dia, a programação contou com apresentações dos laboratórios, abordando suas ações, projetos de pesquisa, defesas de mestrado e doutorado, serviços prestados, entre outros temas. Além disso, houve apresentações de startups e pré-incubadas e o anúncio dos trabalhos agraciados com o Prêmio Litpeg 2021.

A professora Bruna Soares Fernandes, coordenadora de Cooperação e Inovação do Litpeg e responsável pela organização do evento, explicou que a reunião trouxe um balanço das ações realizadas este ano, além de promover a interação e a troca de experiências entre os pesquisadores, de modo a aumentar a sinergia entre os atores envolvidos. “A nossa intenção com essa modalidade de evento é, cada vez mais, demonstrar o profissionalismo e permitir que atuais e possíveis parceiros vejam nossas pesquisas e serviços de forma transparente. Então, é realmente dar visibilidade ao nosso instituto”, disse ela.

Como produto do encontro, será produzido um relatório com os principais resultados do Litpeg obtidos este ano. O material será disponibilizado à sociedade, respaldando a organização, a transparência e o profissionalismo das ações do instituto. Segundo Bruna Fernandes, reuniões desta natureza e seus respectivos relatórios farão parte do calendário fixo anual do Litpeg.

LITPEG – O Litpeg está localizado no Campus Recife da UFPE. Foi criado, em 2014, como Laboratório Integrado de Tecnologia em Petróleo, Gás e Biocombustíveis. Tornou-se Instituto de Pesquisa em Petróleo e Energia, no dia 30 de novembro de 2021, após aprovação do Conselho Universitário da Universidade Federal de Pernambuco (Consuni-UFPE).

Compõem o Litpeg o Laboratório de Combustíveis (LAC-UFPE) e laboratórios integrados (LPD, LB, LQ, LSL); Processamento de Alto Desempenho em Mecânica Computacional (Padmec-UFPE) e laboratórios integrados (LCCV, Siger, GRVM, HPCIn, GMC, Laceti, LMCG, Geoquant); Laboratórios de Refino e Tecnologias Limpas (Lateclim) e laboratórios integrados (LR e UP); Laboratório de Geologia Sedimentar e Ambiental (Lagese) e laboratórios integrados; Laboratório de Saneamento Ambiental (LSA) e laboratórios integrados (Labiota); Laboratório de Petroquímica (LPQ) e laboratórios integrados; Laboratório de Materiais Compósitos e Integridade Estrutural (CompoLab) e laboratórios integrados (LBC); e Laboratório de Métodos Computacionais em Geomecânica (LMCG) e laboratórios integrados (LGeomec).

Data da última modificação: 13/12/2021, 15:33