“Manual de Ginecologia da UFPE” é lançado no HC

A obra visa criar uma base sólida de conhecimento para os estudantes de Medicina da Universidade

Foi lançado o livro “Manual de Ginecologia da UFPE”, organizado pelo professor Eduardo José Campos Leite, do Centro de Ciências Médicas (CCM) da UFPE e ginecologista do Hospital das Clínicas. O evento foi realizado na sexta-feira (11), no Anfiteatro 1 do hospital e contou com a presença de professores, alunos e colegas de profissão. O HC é uma unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

“Esse não é só um manual de condutas, mas também tem toda a parte teórica e introdutória de cada assunto e é fruto do trabalho de diversos professores da disciplina de Ginecologia da UFPE que trazem os temas de forma objetiva e didática”, explicou Eduardo Campos Leite.

O livro surgiu a partir da necessidade de criar uma base sólida de conhecimento a respeito da Ginecologia para os estudantes do curso de Medicina da UFPE. Para esse objetivo, a obra possui um total de 25 capítulos nos quais são abordados assuntos como “Fisiologia menstrual”, “Semiologia ginecológica”, “Puberdade precoce e tardia”, “Distúrbios do desenvolvimento sexual”, entre outros.

O manual não substitui as referências bibliográficas recomendadas, mas estabelece um roteiro ampliado, de acordo com o conteúdo programático do curso de Medicina, e que será atualizado conforme o surgimento de novos estudos científicos.

Além de Eduardo Leite, vários colegas da mesma área de conhecimento contribuíram para a construção do Manual: Cláudio Barros Leal Maluf Ribeiro, Terezinha Tenório da Silva, Romualda Castro do Rêgo Barros e Petrus Augusto Dornelas Câmara.

Data da última modificação: 18/11/2022, 14:08