Propg, Propesqi e DRI lançam o edital do Programa de Ações Estratégicas Transversais da Pós-Graduação (Paet–PG)

Edital apoiará projetos voltados ao fortalecimento dos programas de pós-graduação (PPGs) stricto sensu acadêmicos que contemplem a transversalidade e ações de internacionalização

Foto: Evelyn Carolina

Evento foi realizado no Auditório João Alfredo, na Reitoria

A Pró-Reitoria de Pós-Graduação (Propg), Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propesqi) e Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da UFPE lançaram o Edital do Programa de Ações Estratégicas Transversais da Pós-Graduação (Paet-PG) em evento realizado ontem (11) à tarde, no Auditório João Alfredo, na Reitoria, em evento com o reitor Alfredo Gomes e o vice-reitor Moacyr Araújo.

O edital do Paet-PG, que está disponível no site da Progp, apoiará projetos voltados ao fortalecimento dos programas de pós-graduação (PPGs) stricto sensu acadêmicos que contemplem a transversalidade e ações de internacionalização, na pesquisa e na formação de recursos humanos dentro dos seguintes temas, considerados prioritários na UFPE: saúde e meio ambiente; educação, cultura e sociedade; tecnologias aplicadas à indústria, inovação e infraestrutura. O programa também incentivará projetos de pesquisas que integrem diferentes áreas do conhecimento e que estejam alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

Fizeram parte da mesa a pró-reitora de Pós-Graduação, Carol Leandro; o pró-reitor de Pesquisa e Inovação, Pedro Carelli; e a coordenadora para Assuntos Acadêmicos Internacionais da Diretoria de Relações Internacionais (DRI), Rebeca Amorim; a diretora de Pós-Graduação Stricto Sensu da Propg, professora Luciana Leal; e o coordenador de Programas Institucionais e Bolsas da Propg, Paulo de Tarso.

Para o reitor Alfredo Gomes, o Paet-PG veio para melhorar ainda mais as pesquisas que são feitas na Universidade. “A finalidade do Paet-PG é que a gente procure melhorar as atividades que fazemos na UFPE, de forma conjunta e mais qualificada possível. Os programas de pós-graduação (PPGs) poderão se unir para fazer projetos de pesquisa, e os programas em rede também serão beneficiados. Acho que estamos vivendo um momento agora muito esperançoso para a ciência, e gostaria de parabenizar os profissionais envolvidos na realização do edital”, explica.

Segundo o vice-reitor Moacyr Araújo, o edital Paet-PG é o resultado de múltiplos esforços e parcerias discutido desde o começo da gestão atual da Universidade. “Esse edital, inclusive, é fruto do Seminário Anual de Planejamento e Avaliação (Sapa), foi lá que buscamos trazer a transversalidade com o objetivo de alcançar a inovação e a internacionalização na pós-graduação. O que a gente tem feito aqui na UFPE tem servido de modelo para outras universidades, e é gratificante saber que estamos contribuindo para o processo de aperfeiçoamento das universidades públicas do País”, afirma.

Carol Leandro destaca que edital visa reduzir as assimetrias existentes entre os PPGs

De acordo com a pró-reitora Carol Leandro, “o principal objetivo do Paet-PG é integrar os programas de pós-graduação da UFPE de forma a estimular a solidariedade e a transversalidade entre os temas de pesquisa estratégicos da Universidade. Além disso, o programa irá, principalmente, reduzir as assimetrias que existem entre as diferentes áreas de pesquisa. Com o apoio da Reitoria, no sentido de investir nos PPGs, esse edital vai induzir o crescimento de PPGs com notas 3 e 4, além de consolidar os com notas 5, 6 e 7 da UFPE”, explicou.

A coordenadora para Assuntos Acadêmicos Internacionais da DRI, Rebeca Amorim, reiterou a importância do novo edital para auxiliar no aumento dos conceitos dos programas de pós-graduação junto à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). “Fazendo com que haja essa transversalidade entre os PPGs, ajudaremos a fortalecer também os conceitos dos que já são altos, e a aumentar os dos que estão em 3 ou 4, considerados baixos”, diz.

Data da última modificação: 16/05/2023, 09:31