UAB UFPE abre 1.410 vagas para graduação a distância com oferta de dois novos cursos

A novidade neste Edital é a oferta para os cursos de licenciatura em História e Educação Física. A pré-inscrição deve ser realizada até 08 de fevereiro por meio de formulário eletrônico

A Universidade Federal de Pernambuco, através da Coordenação da Universidade Aberta do Brasil na UFPE, torna público o Edital de Ingresso para os cursos de graduação na modalidade a distância 2023.1, com o quantitativo de 1.410 vagas disponíveis, sendo 1.260 para os cursos de licenciatura e 150 vagas para o bacharelado de Ciências Contábeis, todos voltados à formação de professores e demais profissionais da educação básica, a serem ofertados em 22 Polos de Apoio presencial, no primeiro semestre de 2023.

A novidade neste Edital é a oferta para os cursos de licenciatura em História e Educação Física e novos critérios para ingresso de professores da educação básica que não possuem formação na área em que atuam, o que garante a participação deste público-alvo, e atende a política de formação de professores e o processo de interiorização do ensino superior em Pernambuco.

A seleção dos candidatos às vagas será efetuada com base no que especifica as categorias de ampla concorrência, reserva de vagas/cotas e professores das redes municipal e estadual de ensino da educação básica. Os candidatos de ampla concorrência e reserva de vagas poderão concorrer, exclusivamente, com base nos resultados obtidos no Enem referente a uma das cinco últimas edições (2018, 2019, 2020, 2021 e 2022), indicado pelo candidato no momento da inscrição. Para os candidatos professores das redes da educação básica que não possuem formação na área em que atuam, será garantido o percentual 30% de vagas, podendo concorrer mediante comprovação do vínculo efetivo com a rede municipal ou estadual de ensino.

O candidato interessado deve, obrigatoriamente, preencher o formulário de intenção de participação no processo seletivo a partir do dia 16 de janeiro até 08 de fevereiro, exclusivamente através do link eletrônico. A inscrição somente será finalizada e confirmada após o pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$35,00 (trinta e cinco reais) através de Guia de Recolhimento da União - GRU, disponível na página do processo seletivo, até o dia 17 de fevereiro. Será assegurado isenção total do pagamento da taxa referida ao candidato que requerer o benefício, exclusivamente por e-mail vest.ensinoadistancia@ufpe.br, no período de 23 a 25 de janeiro, e comprovar a documentação solicitada no Edital.

A categoria formada por professores das redes da educação básica que não possuem formação na área que atuam, estarão, previamente, isentos da taxa de inscrição. Sendo necessário o envio, no ato da inscrição, da cópia digitalizada da identidade profissional ou contracheque que comprove o vínculo.

Confira a relação de cursos e Polos para a oferta do Edital de Ingresso 2023.1:

LICENCIATURAS

Triunfo

Gravatá

Recife

Vitória de Santo Antão (Polo associado)

Jaboatão dos Guararapes

Salgueiro