Agenda de defesas Agenda de defesas

Voltar

Pós-Graduação em Ciência da Computação realiza defesa de doutorado nesta quinta-feira (22)

A defesa será realizada via Google Meet, a partir das 9h

O Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, do Centro de Informação (CIn) da UFPE, realiza nesta quinta-feira (22) a defesa da tese intitulada “Tecnologia da Informação e Comunicação: Uma Metodologia para Uso e Governança no Setor Público do Brasil”. O trabalho é da doutoranda Veronica Telino Leal de Lacerda, que foi orientada pelo professor Ricardo Massa Ferreira Lima. A defesa acontecerá através do Google Meet, às 9h.

A banca examinadora será composta pelos professores Hermano Perrelli de Moura (Centro de Informática/UFPE), Fábio Queda da Silva (Centro de Informática/UFPE), Fernando Joaquim Moreira (Depto. de Ciência e Tecnologia/Univ. Portucalense), Ana Paula Cabral Costa (Departamento de Engenharia de Produção/UFPE) e Magdala de Araújo Novaes (Núcleo de Telessaúde do Curso de Medicina/UFPE).

Resumo

Contexto: A governança de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) é um instrumento de gestão e controle dos serviços providos por essas tecnologias dentro de organizações. Contudo, órgãos públicos do mundo têm dificuldade em atender exigências legais, normas técnicas e modelos internacionais de boas práticas de governança de TIC recomendadas pelas entidades competentes. A dificuldade no atendimento das práticas é um problema que precisa ser investigado por ser persistente, onerar o dinheiro público investido em TIC, apresentar poucos estudos empíricos e afetar a maturidade da governança e o desempenho de organizações do setor.

Objetivo: Propor metodologia para construir plano de ação que facilite o uso das práticas de governança de TIC e dispor de critérios ambientais propícios à execução do referido plano em organizações com problema de baixa maturidade na governança destas tecnologias.

Método: Desenvolve-se um estudo de caso por meio da aplicação de entrevista semi-estruturada e questionário para identificar aspectos comportamentais, gerenciais e organizacionais relacionados ao uso da TIC. A metodologia prioriza e insere os aspectos achados em um cenário a partir do qual o plano é construído. As ações definidas para o plano estimulam o bom uso da TIC e sua governança e neutralizam aspectos contrários. Aspectos comportamentais são avaliados e inseridos na proposta de ambiente organizacional propício à implementação e continuidade das ações do plano.

Resultados: A tese responde “Como construir plano de ação de governança e otimizar ambiente organizacional para sua execução fundamentados na descrição do uso da TIC e no comportamento de pessoas no setor público?”. A descrição associa os aspectos que interferem no uso e governança dessas tecnologias. A pesquisa verifica deficiência de políticas, planejamento, alinhamento estratégico, sistemas de informação, controle e disponibilidade de informações, comunicação efetiva, capacitação, recursos, governança, articulação, infraestrutura, sensibilização, controle de riscos e enfrentamento de desafios. A pesquisa encontra diversidade na cultura e na realidade de cada setor da organização investigada.

Conclusão: O uso da TIC e os mecanismos de governança são ineficientes na organização. Apenas 37,5% dos participantes são familiarizados com práticas formais de governança, embora todos se mostrem preocupados com a evolução da TIC onde trabalham. Existe um sentimento de exclusão como unidade participativa nas decisões relacionadas à TIC declarado por 25% dos entrevistados que pode enfraquecer o engajamento dos mesmos junto ao processo da governança. Como as soluções apresentadas consideram a realidade de organizações, elas têm potencial para abreviar e direcionar as tomadas de decisão relacionadas às tecnologias e envolver colaboradores no processo, quebrando paradigmas. A pesquisa pode favorecer a governança pública, conscientizar patrocinadores do setor e orientar profissionais da área em suas atividades.

Data da última modificação: 21/10/2020, 18:28