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Dissertação aborda os sistemas inteligentes de transportes da RMR

O trabalho foi orientado pelo professor Daniel Carvalho da Cunha, do CIn

“Uma Análise da Implantação de Sistemas Inteligentes de Transporte na Região Metropolitana do Recife: Enfoque em Arquitetura de Redes Veiculares” é o título da dissertação de mestrado que o aluno Diocleciano Dantas Neto, do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação da UFPE, vai defender amanhã (18), às 14h, na sala D220 do Centro de Informática (CIn).

Orientado pelo professor Daniel Carvalho da Cunha, o trabalho será apreciado por uma banca composta dos professores Carlos André Guimarães Ferraz (UFPE/Centro de Informática) e Cecilio José Lins Pimentel (UFPE/Departamento de Eletrônica e Sistemas), além do próprio orientador.
 
Resumo

Um dos grandes desafios enfrentados pelos gestores dos grandes centros urbanos é a mobilidade. Em 2012, foi publicada a Política Nacional de Mobilidade Urbana pelo Ministério das Cidades, que estabeleceu a obrigatoriedade de um Plano de Mobilidade Urbana para municípios com mais de 20 mil habitantes. Com base nessa política, foi realizada a complementação do referido plano pela Prefeitura do Recife, que entre os seus aspectos pode-se citar: “desenvolvimento do ferramental necessário para análise do sistema de transporte atual e prognóstico dos deslocamentos e projetos futuros”. Tendo em vista tais fatos, esta dissertação propõe a implantação de um Sistema Inteligente de Transporte (ITS – Intelligent Transportation System) na principal via pertencente ao corredor norte-sul da capital pernambucana. Tal sistema é composto por uma aplicação híbrida com funções para monitoramento de tráfego e segurança (safety) utilizando-se tecnologia de comunicação inter-veicular (IVC – Inter-Vehicular Comunication) heterogênea composta pelo padrão IEEE 802.11p e redes de celular LTE. Para análise do impacto causado pela implantação do ITS, foram realizadas simulações modeladas no framework Veins (Vehicles in Network Simulation) que é composto pela integração do INET Framework, para funções de redes, no ambiente de simulação OMNET++ e pelo simulador de mobilidade SUMO. O cenário para simulação foi modelado a partir de dados reais disponibilizados pela Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife. É analisado o tempo médio de trajeto dos veículos, na ótica da mobilidade, e os parâmetros de redes latência (delay) e taxa de perda de pacotes (PDR – packet delivery rate).

Data da última modificação: 21/02/2018, 17:33