Agenda de defesas Agenda de defesas

Voltar

Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas promove defesa de tese de doutorado na terça-feira (12)

O trabalho é de autoria de Liany Figueiredo de Andrade Melo, com orientação da professora Ivone Antônia de Souza

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas (PPGCF) da UFPE promove a defesa da tese de doutorado “Screening farmacológico e diversidade bacteriana do muco de Palythoa caribaeorum (cnidaria, anthozoa) da praia de Porto de Galinhas-PE, Brasil” da aluna Liany Figueiredo de Andrade Melo, com orientação da professora Ivone Antônia de Souza e coorientação do professor Carlos Daniel Pérez. A defesa será na terça-feira (12), às 9h, no auditório térreo do prédio das pós-graduações do Centro de Ciências da Saúde (CCS).

Compõem a banca examinadora os professores Teresinha Gonçalves da Silva (UFPE), Jane Sheila Higino (UFPE), Idjane Santana de Oliveira (UFPE), Leandro Finkler (UFPE) e a orientadora da tese.

Resumo

Palythoa caribaeorum (baba-de-boi) é um cnidário amplamente distribuído no litoral pernambucano, que secreta um muco viscoso para proteção contra dessecação, raios UV e infecções, servindo também como substrato para micro-organismos importantes na prospecção de produtos naturais. Neste contexto, o objetivo do trabalho foi o isolamento, a identificação molecular e a investigação do potencial biotecnológico de bactérias associadas a colônias desse zoantídeo oriundas de Porto de Galinhas. Alíquotas de muco foram plaqueadas em ágar marinho para isolamento dos micro-organismos e obtenção do DNA genômico. Foram obtidas 55 culturas viáveis, representando 18 espécies em sua maioria pertencentes ao filo Firmicutes. As cepas de Bacillus spp. foram investigadas quanto à produção enzimática, com resultados positivos para, pelo menos, quatro das oito enzimas testadas, sobretudo proteases e esterases. O isolado BCLTHR-01 (B. thuringiensis) também foi investigado quanto ao potencial de aplicação como biolarvicida contra Aedes aegypti. A biomassa concentrada (109 UFC/mL) obtida após 48 horas de fermentação mostrou boa atividade biológica com valores de CL50 de 0,849 ppm (intervalo 0,792 a 0,900). As investigações com metabólitos bacterianos oriundos de P. caribaeorum ainda estão em sua fase inicial. O conhecimento sobre os fatores que afetam o metabolismo desses micro-organismos permitirá otimizar as condições de produção das moléculas bioativas visando sua exploração industrial. Além disso, a intensificação desses estudos permitirá uma melhor compreensão do papel dessas bactérias na manutenção da saúde do ecossistema marinho como um todo.

Mais informações
Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas
(81)2126.7515
ppgcf@ufpe.br

Data da última modificação: 04/09/2017, 13:05