Agenda de defesas Agenda de defesas

Voltar

Igreja Nossa Senhora dos Prazeres é tema de defesa de dissertação

A pesquisa foi orientada pelo professor Paulo Martin Souto Maior, do Departamento de Arqueologia/UFPE

O Programa de Pós-Graduação em Arqueologia da UFPE (PPGA) vai promover, no dia 10 deste mês, a defesa da dissertação “Igreja Nossa Senhora dos Prazeres – Vestígios materiais e relações de poder”, de autoria da aluna Mariana Freitas da Silva e orientada pelo professor Paulo Martin Souto Maior (Departamento de Arqueologia/UFPE). A pesquisa será apresentada às 9h, no auditório do 11º Andar do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH).

A banca examinadora é composta pelos professores Henry Socrates Lavalle Sullasi (Departamento de Arqueologia/UFPE), Manuela Xavier Gomes de Matos e Rômulo Luiz Xavier do Nascimento (Departamento de História/UFPE).

Resumo

A abordagem arqueológica em edifícios históricos atua a fim de compreender o contexto cultural e histórico, no qual o edifício está inserido, como um espaço de cunho social que pode refletir as influências culturais e as escolhas materiais no período de sua construção. Ao convergir o material e o histórico nesta pesquisa, encontraram-se muitos obstáculos que foram superados a partir de uma visão de ruptura epistemológica, onde a própria pesquisa determinou um novo olhar dentro da ciência da Arqueologia para compreender o contexto em que os edifícios foram construídos além das mudanças provenientes de possíveis reformas, em seu respectivo contexto histórico. Para identificar os fatores determinantes para a construção da Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres, em um território afastado da Vila de Olinda, Freguesia de Maranguape no séc. XVII, foi necessário a realização de uma pesquisa qualitativa. Através de um método de análise aplicado à Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres e sua Casa Paroquial, foi possível conhecer o perfil técnico das edificações e as escolhas materiais utilizadas na sua construção. A partir das constatações obtidas no levantamento material, procuraram-se esclarecer as razões que levaram a construção da igreja e da casa paroquial, associando as escolhas técnicas ao contexto histórico em que os edifícios estão inseridos. As conclusões alcançadas a partir dos materiais analisados foram que, no decorrer da sua construção e reformas posteriores, a igreja e sua casa paroquial tiveram mudanças de caráter técnico em ambas as estruturas, e que cada fase construtiva evidenciada a partir das análises dos rejuntes foi construída em períodos históricos determinantes para o crescimento da igreja.

Data da última modificação: 09/08/2018, 14:44