Agenda de defesas Agenda de defesas

Voltar

Tese sobre desenvolvimento e caracterização de complexos de inclusão com atividade antifúngica será defendida no dia 17

O trabalho foi orientado pelo professor Rui Oliveira Macêdo e coorientado pelo professor Fábio Santos de Souza

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas promove a defesa de tese do aluno Fernando Antônio de Lima Ramos Júnior no próximo dia 17, às 9h, no 2º andar do prédio das pós-graduações do Centro de Ciências da Saúde da UFPE. O trabalho intitulado “Desenvolvimento e caracterização de complexos de inclusão com atividade antifúngica contendo derivado do ácido bifenílico e ß-ciclodextrina” foi orientado pelo professor Rui Oliveira Macêdo e coorientado pelo professor Fábio Santos de Souza.

A banca examinadora é formada pelo orientado e pelos docentes Beate Saegesser Santos (UFPE), Maria do Carmo Alves de Lima (UFPE), Ana Cláudia Dantas de Medeiros (UEPB) e Marta Maria da Conceição (UFPB).

Resumo

O uso indiscriminado de agentes antifúngicos levou ao avanço de microrganismos tolerantes aos diversos fármacos conhecidos no mercado. Logo, a busca por novos compostos é de suma importância. Assim, objetivou-se preparar e caracterizar diferentes lotes de complexos de inclusão contendo derivado do ácido bifenílico e ß- ciclodextrina, determinando suas características físico-químicas e sua atividade antimicrobiana. Na avaliação da atividade antifúngica, foi realizado o método de microdiluição em caldo de acordo com os procedimentos do Clinical and Laboratory Standards Institute procedures e para determinação da citotoxicidade o teste de atividade hemolítica. Na caracterização, foram utilizadas Calorimetria Exploratória Diferencial, Termogravimetria, Pirólise, Espectroscopia no infravermelho com transformada de Fourier, Difração de Raios X e Microscopia Eletrônica de Varredura. Devido à ausência de monografia específica no compêndio oficial brasileiro, foi desenvolvido e validado um método para doseamento do fármaco, utilizando cromatografia líquida de alta eficiência. Observou-se com os dados obtidos uma excelente atividade antifúngica e baixa citotoxicidade para os complexos de inclusão; a caracterização forneceu especificações físico-químicas e um método analítico por cromatografia líquida foi desenvolvido e validado, permitindo o doseamento do fármaco. Desse modo, os resultados obtidos permitiram inferir que o conjunto de técnicas utilizadas é útil para determinar características dos complexos de inclusão, o que torna viável a utilização desses métodos para determinação da carta de identidade de novos compostos, permitindo o desenvolvimento de formulações seguras e eficazes.

Mais informações

Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas
(81) 2126.7515
ppgcf@ufpe.br

 

 

Data da última modificação: 09/05/2018, 15:20