- UFPE/
- Institucional/
- Superintendências/
- Superintendência de Comunicação (Supercom)/
- Agência de Notícias (Ascom)/
- Servidor em foco/
- UFPE recebe pedidos de abertura de processos por e-mail
Servidor em foco Servidor em foco
UFPE recebe pedidos de abertura de processos por e-mail
O serviço, voltado ao público externo, estudantes, aposentados e pensionistas, foi criado na pandemia e dispensa a visita à Reitoria
A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), por meio da Coordenação de Protocolo Geral (CPG), a antiga Divisão de Comunicações (Dicom), conhecida também por Protocolo, disponibiliza o serviço de abertura de processo por e-mail (protocolo@ufpe.br). O atendimento é voltado, especificamente, ao público que não tem acesso ao Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (Sipac). Integram esse grupo a comunidade externa em geral, estudantes, empresas, aposentados, pensionistas e outros órgãos. Para os servidores ativos e permanentes da Universidade, que têm acesso ao sistema através de login e senha, o e-mail funciona como canal informações e envio de dúvidas.
Desde 2019, já existia a possibilidade de abertura de processo por e-mail, o que foi reforçado com o início da pandemia de covid-19 e adesão ao trabalho remoto. Com a oferta do serviço, não é necessário vir pessoalmente à Reitoria para dar entrada ao processo presencialmente. Basta ao requerente, com orientação da pró-reitoria ou setor responsável por atender à sua demanda, enviar, em formato pdf, a documentação. Os documentos devem estar anexados diretamente no e-mail, sem armazenamento nas nuvens ou links. No caso de ser necessário enviar dois ou mais e-mails, o requerente deve repetir o “Assunto” do primeiro e-mail e acrescentar “parte 2”.
A equipe do Protocolo Geral cadastra o processo e informa no sistema o e-mail do requerente. Assim que o processo é cadastrado, um número de protocolo é gerado. O interessado recebe a notificação em seu e-mail quando o cadastro é concluído e durante a tramitação do processo. Os e-mails enviados após as 17h são cadastrados como feitos no primeiro dia útil posterior. Essa informação deve ser levada em conta, principalmente, nos processos que envolvem prazos, como editais, concursos, recursos e assistência estudantil.
A Coordenação de Protocolo Geral (CPG) também dá orientações pelo aplicativo Whatsapp Business (81 2126 8154) e continua funcionando em atendimento presencial. Para mais detalhes sobre atendimento do setor, acessar a página da Pró-Reitoria de Gestão Administrativa.