Servidor em foco Servidor em foco

Voltar

Progepe promove reunião de esclarecimento sobre jornada de 30 horas com técnicos no Centro de Ciências da Saúde

Encontros como esse já foram realizados no Centro Acadêmico de Vitória (CAV), Centro Acadêmico do Agreste (CAA) e Centro de Educação (CE)

Representantes da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progepe) se reuniram com técnicos do Centro de Ciências da Saúde (CCS), na manhã da quarta-feira (10), no auditório do Centro de Ciências Médias (CCM) para discutir a adesão à jornada com carga horária de 30 horas naquele centro. A ideia desses encontros é tirar as dúvidas do corpo administrativo, formado por técnicos e docentes em cargos de direção, sobre as possibilidades de ingresso nesse formato de jornada. A Progepe tem realizado reuniões nos centros à medida que é solicitada. Encontros como esse já foram realizados no Centro Acadêmico de Vitória (CAV), Centro Acadêmico do Agreste (CAA) e Centro de Educação (CE).

Foto: Bernardo Sampaio

Evento foi realizado no auditório do Centro de Ciências Médicas

Presente na mesa, o reitor Alfredo Gomes explicou que a UFPE precisa pensar organizadamente em como aderir a esse formato de trabalho, tendo em vista que a legislação é clara com relação aos critérios para acesso a essa jornada de trabalho. O reitor citou, como uma das regras, o funcionamento ininterrupto de, no mínimo, 12 horas. “Nesse sentido, a Universidade precisa estar atenta. Talvez seja necessário redesenhar a estrutura administrativa de forma a se encaixar nos requisitos, que são cobrados por lei”, explica. Alfredo deu o exemplo do Centro Acadêmico de Vitória (CAV), que criou uma secretaria geral paras as pós-graduações e conseguiu responder adequadamente ao proposto na legislação.

Para a diretora do CCS, Cinthia Alves, a adesão à jornada de 30 horas não pode ser uma decisão solitária da direção do centro nem das chefias, mas, sim, fruto de desenho de centro. “Embora já tenhamos setores que funcionam nas 30 horas, a estrutura de concessão precisa ser institucional. Todos estão cientes do benefício dos usuários e para os técnicos dos turnos ininterruptos, mas, em primeiro lugar, vêm os compromissos institucionais e esse é o pano de fundo”, observa. A diretora explica que todas as propostas podem ser colocadas em análise, como a secretaria única da graduação, da pós, dos departamentos.

A pró-reitora de Gestão de Pessoas Brunna Carvalho lembra que é necessário ter uma atenção em como será feita a reorganização dos setores de forma a estabelecer espaços que atendam às normas. Além disso, pautou as dificuldades enfrentadas pela universidade por causa da atual escassez de recursos humanos. De acordo com Brunna, a UFPE tem feito pesquisas em outras instituições, como Universidade Federal do Espirito Santo (UFES), do Rio Grande do Norte (UFRN) e de Brasília (UnB) a fim de viabilizar a jornada flexibilizada na Universidade.

Data da última modificação: 16/08/2022, 15:48