Servidor em foco Servidor em foco

Voltar

Fluir com a Vida divulga o Programa de Cultura de Paz (Propaz) da UFPE

A partir de diálogos plurais, o programa busca inserir a cultura de paz nas atividades regulares da universidade como um todo

Com o objetivo de produzir conteúdos sobre cuidados com a saúde e bem-estar de forma remota, o projeto de extensão “Fluir com a vida”, lançado pela Diretoria de Qualidade de Vida (DQV) da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas e Qualidade de Vida (Progepe) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), divulga o Programa de Cultura de Paz (Propaz), que é coordenado pela professora Maria de Fátima Cavalcanti, do Departamento de Anatomia, bióloga e doutora em Ciências pela Uerj.

Após o desenvolvimento do tema “A Cultura de Paz na Educação e na Saúde: Uma Proposta Universalizante”, através de um seminário realizado em 2006, que mais tarde tornou-se a Semana de Cultura de Paz da UFPE, que acontece, normalmente, no final do segundo semestre do ano, com palestras de pesquisadores e professores sobre o tema escolhido, o Projeto Cultura de Paz UFPE foi oficializado como projeto de extensão. Baseando-se nos três pilares da cultura de paz: a paz interior, a paz social e a paz ambiental, o projeto constituiu-se em um movimento amplo e inclusivo de sensibilização sobre a importância da pedagogia da paz no cotidiano da Universidade.

Visto que a paz é um conteúdo transdisciplinar e permeia todas as ações humanas, segundo a coordenadora do programa, Maria de Fátima Cavalcanti, o principal objetivo do programa é a inserção “da paz nas atividades regulares da universidade como um todo”, promovendo um diálogo plural sobre a transdisciplinaridade.

O programa incorpora docentes, discentes e técnicos das diversas áreas da Universidade e cada graduando atua dentro da sua formação, o que contribui para um clima de criação humanística-científica-tecnológica. São integradas áreas variadas, desde Direitos Humanos, Educação Para a Paz, Linguística, Psicologia e Mediação/Resolução de Conflitos até Saúde, Tecnologia e Meio Ambiente.

Em 2013, nasceu o Propaz/UFPE, programa de extensão universitário ligado à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc), com vários projetos de extensão voltados para a humanização e a cultura de paz embasado nos conceitos de Direitos Humanos e de qualidade de vida. A formação acadêmica dos estudantes passou a ser um foco do programa, com as rodas de diálogos que permitem um estudo dos diversos temas abordados, e também que os mesmos transitem dentro da realidade das comunidades e das situações que poderão enfrentar como profissionais, despertando a criatividade e a resolutividade dos problemas, visto que os mesmos participam desde a origem das diversas ações até as estratégias de aplicação das mesmas.

Desde 2006, foram realizadas 15 Semanas de Cultura de Paz, com a presença de nomes nacionais e internacionais, debates e discussões com a comunidade acadêmica sobre cultura de paz e humanização. Em 2020, a XV Semana de Cultura de Paz, de tema “Equilíbrio, corpo e mente na pandemia”, foi transmitido através do canal Extensão e Cultura UFPE no YouTube. 

No cenário da pandemia do novo coronavírus, o Propaz UFPE está trabalhando ativamente a Cultura de Paz, a Humanização e os Direitos Humanos como caminho para a nova etapa que se desenrola. A trajetória da Cultura de Paz dentro do ambiente universitário permite que se ampliem as discussões e que se encontrem soluções para a construção de um mundo mais saudável, mais digno e sobretudo mais humano.

“Diante dos desafios que a pandemia nos colocou, temos a certeza da importância de conteúdos e ações que ultrapassam as barreiras de currículos e conteúdos específicos para cada curso, pois relações interpessoais, equilíbrio emocional, respeito, responsabilidade etc., são conteúdos fundamentais para o processo de humanização do ser humano. Não podemos estar completos, se não estivermos em paz conosco, com o outro e com o meio circundante”, conclui Maria de Fátima.

Mais informações
Programa de Cultura de Paz - Instagram

extensaopropaz@gmail.com

Data da última modificação: 03/08/2021, 10:40