Servidor em foco Servidor em foco

Voltar

Divisão de Acervos e Atendimento ao Público da UFPE inicia série de capacitações amanhã (1º)

Os treinamentos serão oferecidos nas três primeiras semanas de cada mês e cada módulo será oferecido em 2 dias da semana com duração total de 6h

A Divisão de Acervos e Atendimento ao Público (DAAP) da Biblioteca Central da UFPE inicia amanhã (1º) uma série de capacitações sobre o universo da pesquisa acadêmica. O projeto, que vem desenvolvendo suas atividades desde 2021, tem a intenção de potencializar a aproximação do público vinculado à Universidade com a práxis do trabalho científico. As capacitações serão divididas em três módulos, sendo ofertadas 100 vagas em cada módulo, e as inscrições devem ser feitas através do formulário disponibilizado pelo DAAP. 

O Módulo I abordará o delineamento da pesquisa com foco no desenvolvimento de título, tema, introdução, problema, hipóteses, metodologia, alguns tipos de pesquisa e afins. O Módulo II será destinado ao universo da pesquisa na prática e demonstrará a utilização de algumas bases de dados, como o Portal de Periódicos da Capes, os Repositórios Institucionais, o Sistema Pergamum, a Research Gate, além do uso de algumas estratégias de busca. Já o Módulo III apresentará a padronização necessária de acordo com as normas da ABNT que tratam das referências, citações e a organização formal do trabalho acadêmico.

Os treinamentos ocorrerão nas três primeiras semanas de cada mês e cada módulo será oferecido em dois dias da semana, terças e quintas, das 8h30 às 11h30, com duração total de 6h. Ao final do mês, o participante receberá certificado com a carga horária correspondente aos módulos participados. O treinamento será totalmente on-line através da plataforma Google Meet.

Mais informações
pesquisabc@ufpe.br

Data da última modificação: 03/02/2022, 17:23