Notícias Notícias

Voltar

Websérie Cada Museu faz conexão entre os espaços residenciais e os museus

Moradores apresentam suas casas e falam sobre as relações estabelecidas entre memória, cultura material e patrimônio

Disponível no YouTube, a websérie Cada Museu  aborda, em cinco episódios, as experiências e práticas que alguns indivíduos desenvolvem na expressão de narrativas e afetos nos espaços residenciais, tendo como referências simbólicas os ambientes dos museus. A pesquisa da arquiteta e museóloga Lourdinha Campos, idealizadora do projeto, teve início com seu trabalho de conclusão do curso de Museologia na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

“Após a conclusão do meu TCC e colação de grau, apresentei ainda no segundo semestre de 2021 uma proposta de projeto que concorreu no Edital da Lei Aldir Blanc da Secretaria de Cultura do Estado de Pernambuco (na linguagem de Patrimônio). O projeto é um desdobramento teórico do meu tema do TCC, que analisava a relação entre casa e museu”, explica a museóloga, que também é especialista em Museus, Identidades e Comunidades pela Fundação Joaquim Nabuco e arquiteta pela UFPE.

Na websérie, os próprios moradores apresentam suas casas e falam sobre as relações estabelecidas entre memória, cultura material e patrimônio, experienciadas no seu cotidiano. A criação da websérie parte da observação de que pessoas comuns podem se apropriar de uma estética e linguagem museais ao expor fotografias, pinturas e objetos diversos em suas casas. “Fazendo-se uma alusão aos museus-casas, conformados pela tríade espaço, coleção e patrono, percebe-se que, nessas residências, as biografias e identidades narradas pertencem ao seu habitante-curador, responsável por criar suas próprias expografias”, afirma.

“A pesquisa tem o foco nas práticas que atravessam a cultura material, a memória e a expressão de afetos nos espaços residenciais, onde comumente são construídos, reconstruídos e produzidos sentidos para a nossa existência”, explica. São temas que em geral são pautados pelos especialistas nas áreas de museus ou do patrimônio, mas que também encontram ressonância no cotidiano de diversas pessoas.

A estratégia definida foi a de selecionar cinco residências, com atenção à diretriz da inclusão do edital de premiação da Lei Aldir Blanc (LAB-PE), referente às políticas sociais de gênero e sua diversidade de raça/cor. As gravações dos episódios ocorreram no mês de fevereiro deste ano e contam a história e os processos narrados pelos cinco personagens da websérie, moradores das cidades do Recife e de Olinda. São eles: Márcia Marcondes (sanitarista, professora, sommelière de cerveja e cervejeira caseira), Pepe Jordão (gestor cultural e DJ), Clécio Ernande (professor e arte-educador), Alexandra Cavalcanti (historiadora, gestora cultural e produtora executiva) e Brenda Bazante (cabeleireira, artista visual, pesquisadora e produtora cultural).

A realização da websérie é da Theia Produtores Associados, com direção de Guilherme Patriota, Laura Sousa e Lourdinha Campos, e foi incentivada pela Lei Aldir Blanc, sendo premiada na linguagem de Patrimônio (Região Metropolitana) do Edital de Criação, Fruição e Difusão LAB PE 2021 - 2ª Edição, sob a responsabilidade da Secretaria de Cultura do Estado de Pernambuco (Secult/PE).

Data da última modificação: 25/04/2022, 16:10