UFPE no Meu Quintal chega ao município de Cupira, no Agreste do Estado

Em Cupira, atuarão 25 estudantes de nove cursos de graduação

Com informações da assessoria do projeto

O projeto UFPE no Meu Quintal aos poucos está voltando à estrada, depois de uma necessária interrupção das ações, nesses tempos pandêmicos, retoma suas atividades envolvendo estudantes das mais diversas graduações da UFPE principalmente numa troca direta de saberes com as comunidades de menor IDH do Estado. Nesta edição, as ações serão realizadas no município de Cupira, distante 173 quilômetros da capital, num distrito chamado Alto do Meio, juntamente com uma comunidade quilombola denominada Sambaquim, neste final de semana (27 e 28).

Em Cupira, atuarão 25 estudantes dos cursos de Nutrição, Ciências Biológicas, Licenciatura em Física, Fisioterapia, Biblioteconomia, Enfermagem, Pedagogia, Educação Física e Enfermagem, que trabalharão em palestras, oficinas e workshops focados principalmente nos agentes multiplicadores da cidade: professores e professoras da rede pública municipal, agentes comunitários de saúde, funcionários públicos, lideranças comunitárias, além da população ampla, sem limite de idade e de quantidade. A expectativa do coordenador do UFPE no meu Quintal, Sergio Matias, é atingir mais de 300 pessoas certificadas nas intervenções nesse fim de semana.

Foto: Arquivo/Adriano Rodrigo/UFPE no Meu Quintal

Atividades envolvem alunos de diversas graduações

“Importante salientar que todo o suporte material para a realização da operação foi dado pela prefeitura da cidade, desde o transporte, a alimentação e o alojamento da nossa equipe de trabalho. Dessa maneira, continuamos defendendo a bandeira da extensão como principal elemento de projeção da UFPE no desenvolvimento do papel social da universidade pública, gratuita e de qualidade, oportunizando amplamente o encontro entre a comunidade acadêmica e as populações situadas na periferia do desenvolvimento econômico”, destaca Sérgio.

Em outubro, foi realizada uma minioperação do projeto na zona rural do município de São Lourenço da Mata, com intervenções elencadas pela comunidade. Está programada, para janeiro de 2022, uma intervenção internacional do projeto, no Haiti.

Sergio Matias
Coordenador UFPE no meu Quintal