UFPE, HC e Sebrae Pernambuco assinam protocolo de intenções para ações de inovação em saúde digital

Ação busca ajudar a sanar a lacuna de haver poucos negócios inovadores no polo médico local

Foto: Anderson Lima

Gestores formalizam parceria entre as instituições

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e o Hospital das Clínicas (HC) assinaram ontem (21) um protocolo de intenções com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) Pernambuco com o objetivo de fortalecer o ecossistema de inovação em saúde no Estado. Participaram do encontro o reitor Alfredo Gomes; o superintendente do Sebrae, Francisco Saboya; e o superintendente do HC, Filipe Carrilho.

“Essa é uma iniciativa muito importante para que nós possamos pensar, de forma colaborativa, o desenvolvimento de um ecossistema na área de saúde”, afirmou Alfredo Gomes. Para ele, a ação vai contar com a larga experiência do Sebrae e extrapolar os muros das duas instituições. “A Universidade está pautando de forma mais orgânica e sistemática a questão da inovação”, disse. “Esperamos fortalecer essa iniciativa, que já está consolidada no mundo todo.”

Para Francisco Saboya, a ação contribui para sanar a lacuna de haver poucos negócios inovadores na área de saúde em um dos polos médicos mais relevantes do país. “Tínhamos um conjunto de condições, mas não tínhamos uma iniciativa que juntasse os principais atores para compartilharem dessa ideia de fazer aqui um ecossistema local de inovação em saúde”, explicou. “Esse protocolo se soma a outros, colocando todo mundo para trabalhar junto, em uma perspectiva não só assistencial, mas à base de muita inovação.”

Filipe Carrilho considera que o HC vive um momento de abertura dos seus espaços para desenvolver a inovação, pois é um hospital que reúne campo de prática, circulação de agentes (estudantes, profissionais, professores etc.) e dados dos usuários. “O Sebrae chega para dar esse suporte para a gente e alavancar esse momento especial. A gente só tem a ganhar em todas as áreas”, ressaltou, lembrando que a ideia é também despertar nos estudantes a capacidade de inovar, empreender e pensar de maneira disruptiva.

Data da última modificação: 26/06/2022, 13:04