Curso de Engenharia Naval abre inscrições para Programa de Extensão Tecnológica (PET) com foco em Tecnologia Portuária

As inscrições vão até o dia 15 deste mês

Já estão abertas as inscrições para o Programa de Extensão Tecnológica (PET) com foco em Tecnologia Portuária do curso de Engenharia Naval/Departamento de Engenharia Mecânica - Demec/CTG da UFPE. O PET será realizado em parceria com o Porto de Recife, conta com apoio da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe) e é coordenado pelo professor César Augusto Salhua Moreno, do curso de Engenharia Naval/Demec/CTG. O objetivo do projeto é contribuir com o aperfeiçoamento do processo de verificação das atracações de navios e a formação de recursos humanos na área de tecnologia portuária.

As inscrições vão até o dia 15 de setembro. Para participar, os interessados devem preencher o formulário eletrônico. As informações sobre documentação e requisitos necessários podem ser acessadas no edital do projeto

O protejo tem como título “Desenvolvimento de um Código Computacional para o Cálculo das Forças Atuantes na Amarração de Navios e Defensas Portuárias” e está dividido em duas fases. A primeira consiste num mês de capacitação de uma turma de 20 alunos de graduação de Engenharia. Nesse curso, serão fornecidos os conceitos teóricos e numéricos para a determinação das forças produzidas pelo vento e correnteza em embarcações atracadas no porto (utilizando normas e regulamentos), a determinação das forças atuantes nos cabos de amarração, assim como noções de programação em Python na nuvem. Todos os alunos participantes que concluírem este curso receberão um certificado de curso de extensão da UFPE. O curso terá 30 horas de duração. No final da capacitação, serão selecionados os dez melhores alunos para compor a equipe que participará da segunda parte do PET.

A segunda fase tem duração de três meses. Neste tempo, o código computacional para o cálculo das forças em amarras de atracação será implementado na linguagem Python, em parceria com o Porto de Recife. A carga horária requerida para os alunos selecionados é de 12 horas/semana e cada um receberá uma bolsa da Facepe do tipo BCT-11 durante os três meses de duração da segunda fase.

Professor César Augusto Salhua Moreno

cesar.salhua@ufpe.br