Confira as novas edições do programa Opinião Pernambuco

Programas são exibidos na TVU, no Facebook e nas rádios Universitária FM e Paulo Freire AM

Uma série de temas políticos como sucessão presidencial, o engajamento dos jovens nesse cenário, a disputa pelo Governo de Pernambuco, tortura no período ditatorial, além de um bate-papo literário com o escritor Cícero Belmar para falar sobre a obra “O Livro das Personagens Esquecidas” são as mais recentes edições do programa de entrevistas que vai ao ar pela TVU, canal 11.1, e pela internet, nas páginas do Facebook e YouTube, de segunda a sexta-feira, às 19h40, e nas rádios Universitária FM 99,9 e Paulo Freire AM 820 às 8h30.

A saída do ex-juiz e ex-ministro da Justiça Sérgio Moro (União Brasil) da disputa presidencial surpreendeu o meio político e os entusiastas da chamada “terceira via”. Para avaliar quais os impactos diretos no xadrez eleitoral a partir da desistência, o Opinião Pernambuco abordou a sucessão presidencial.

O Tribunal Superior Eleitoral vem intensificando, nas redes sociais inclusive, o esforço para estimular jovens de 16 e 17 anos a tirarem o título de eleitor e comparecerem às urnas em outubro. No entanto, o resultado ainda não é dos melhores. Importante lembrar que o prazo se encerra no dia 4 de maio. O programa recebeu Helena Branco, supervisora de programas na Girl Up Brasil e cocriadora da campanha #SeuVotoImporta, e Danyelle Nillin, professora da Universidade Federal do Ceará (UFC), para falar sobre jovens e engajamento político.

Na quarta (dia 27), o Opinião Pernambuco discutiu a disputa pelo governo do Estado. Apesar de não serem preponderantes, as alianças políticas nacionais são um fator importante para os postulantes ao Palácio do Campo das Princesas.

O Opinião Pernambuco do dia 28 (quinta) recebeu o jornalista e escritor Cícero Belmar para falar sobre a sua recente obra “O Livro das Personagens Esquecidas”. Com um jogo equilibrado entre realidade e ficção, a publicação, por meio de seus 25 contos, tem o intuito de retratar variadas faces do país.

Fechando a semana, na sexta (29), o Opinião Pernambuco discutiu a tortura no período ditatorial. Ministros do Superior Tribunal Militar (STM) tinham conhecimento sobre as torturas cometidas no período da ditadura militar no País. O fato é comprovado por áudios gravados nas sessões, tanto as secretas, quanto as públicas, que vieram a público no último dia 17 de abril. Apresentado por Stella Maris, o programa recebe Dulce Pandolfi, doutora em História e assessora da Universidade da Cidadania da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Data da última modificação: 02/05/2022, 18:26