Webinar do Lika discute a importância da pesquisa e da inovação para o desenvolvimento do país

O evento foi transmitido ao vivo no canal do Lika no YouTube

Da assessoria do Lika

A importância da pesquisa e da inovação para o desenvolvimento do país, estratégias de ciência, tecnologia e inovação para Pernambuco em 2021 e 2022, e os principais programas e projetos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) para fomentar a inovação e a competitividade das empresas foram algum dos principais pontos discutidos e apresentados em webinar promovido pelo Laboratório de Imunopatologia Keizo Asami (Lika) da UFPE na última sexta-feira (10). O evento foi transmitido ao vivo no canal do Lika no YouTube.

O diretor de Políticas de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) e Competitividade da Secretaria de CT&I de Pernambuco, Cesar Augusto Souza de Andrade, explicou que o Governo de Pernambuco trabalhou para pôr em prática uma estratégia de desenvolvimento de ciência e inovação que pudesse ser atemporal – levando em consideração o dinamismo que envolve tecnologia - com o objetivo de tornar Pernambuco mais competitivo e dessa forma auxiliar os diversos estados do país a se tornarem uma referência nacional e internacional.

Ainda foram exibidas algumas das principais ações que o governo está fazendo como fortalecimento da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Facepe), adequação da legislação de PE ao novo Marco Regulatório Nacional de CT&I, incentivo à inovação nas micro e pequenas empresas, atração de centros de pesquisa e desenvolvimento e data centers entre outros.

De acordo com Cesar Augusto Souza de Andrade, a inovação se tornou importante a partir da pressão por resultados concretos dos gastos com pesquisa e desenvolvimento, e rapidez no processo de inovar.

“Temos como exemplo a grave crise sanitária imposta pelo novo coronavírus em que houve a necessidade de um desenvolvimento rápido de vacinas. O conhecimento que foi gerado nesse período de pandemia junto com a agilidade na elaboração dos imunizantes ficará incorporado junto aos países. As indústrias começaram a perceber a sua importância dentro desse contexto, principalmente, dentro de redes e arranjos corporativos”, explicou.

Ainda foram debatidos os fatores que o Brasil necessita para que haja ampliação e rapidez nos processos de inovação, bem como uma redução no déficit tecnológico do país, e dentre eles estão as patentes, empresas inovadoras, maiores investimentos dentro das universidades e institutos técnicos, parcerias eficientes, e o incentivo ao contato com a ciência desde o ensino básico.

PROGRAMA PIPE – Já o membro da Coordenação Adjunta - Pesquisa para Inovação da Fapesp Américo Martins Craveiro discorreu sobre os objetivos do Programa de Pesquisa para Inovação (Pipe) da Fapesp que são promover a pesquisa tecnológica para o desenvolvimento econômico, social, empresarial e competitividade, além de fomentar a inovação nas empresas instaladas em
São Paulo.

Para Craveiro, é necessário que haja mais inovação no país e que o desenvolvimento seja levado para além das capitais. “Apesar dos problemas econômicos e políticos, o Brasil precisa acelerar o desenvolvimento tecnológico, precisa ampliar a base da classe média e ajudar na distribuição de renda. É preciso inovar mais para transformar ciência em Produto Interno Bruto (PIB), em emprego qualificado. O desenvolvimento precisa ser levado ao interior também, ele deve ser espalhado por todo o país”, finaliza.

Data da última modificação: 13/09/2021, 13:11