Urologia realiza treinamento avançado, aliando ensino e assistência

Cálculo renal ou simplesmente pedra nos rins, como é popularmente conhecido este problema de saúde, foi o tema do “Stone Free Day” (Dia Livre do Cálculo), evento promovido pelo Serviço de Urologia do Hospital das Clínicas da UFPE em parceria com a empresa norte-americana Boston Cientific. Durante o evento, que aconteceu na quinta (17) e na sexta-feira (18), foram feitos oito procedimentos, diminuindo a fila de espera da unidade. Quatro intervenções foram feitas por dia, com dois tipos de cirurgias diferentes. O HC é um dos hospitais vinculados à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

Foto: Moisés Holanda/HC-Ebserh

Alunos de Medicina e profissionais da área assistiram à transmissão

“São pacientes com cálculos dentro dos rins ou dentro do ureter. Quando alojado no rim, a cirurgia se chama 'Nefrolitotripsia percutânea' e se utiliza o raio-x e o auxílio de vídeo. Já quando alojado no ureter, a intervenção é denominada 'Ureterorrenolitotripsia flexível', operação feita de maneira endoscópica e com utilização de laser”, explicou o chefe do serviço de Urologia do HC, Fábio Vilar.

Os procedimentos da sexta-feira (18) foram transmitidos de maneira simultânea para a sala de videoconferência do Núcleo de Telessaúde (Nutes) onde médicos urologistas, preceptores do Programa de Residência em Urologia e professores da disciplina na UFPE deram aula sobre os procedimentos, os equipamentos utilizados e as possíveis complicações que poderiam ocorrer. O público que assistiu à transmissão foi formado por alunos de Medicina e profissionais da área.

A estudante Bianca Souza, do 8° período de Medicina da UFPE, assistiu à aula desta sexta-feira. Segundo ela, a oportunidade foi única. “Pude realizar uma revisão do assunto estudado e também ter este contato com a cirurgia, que foi transmitida ao vivo, com um professor explicando, simultaneamente, a parte teórica”, afirmou.

“Temos o privilégio de possuirmos uma equipe amplamente capacitada para tornar aptos os nossos residentes para a realização de cirurgias minimamente invasivas e de alta complexidade como essas”, salientou Carlos Eugênio, professor de Urologia da UFPE.

Sobre a importância do evento, o médico urologista Thomé Pinheiro, do HC, salientou que serviu para aprimorar o desenvolvimento técnico dos médicos residentes, bem como prestar a assistência para oito pacientes do hospital com equipamentos de excelência para o tratamento do cálculo renal.

A formação do cálculo deve-se a diversos fatores sendo os principais deles a hereditariedade, hábitos alimentares e a pouca ingestão de água associada a altas temperaturas, que podem gerar desidratação. Os principais sinais e sintomas da doença são cólica, que começa na região lombar e migra para outras áreas, dor no baixo ventre, sangue na urina, entre outros.

Data da última modificação: 21/08/2017, 14:40