UFPE sedia 35º Fórum Nacional de Pró-Reitores de Graduação

O fórum é formado pelos pró-reitores de graduação das universidades, institutos federais de educação, centros federais de educação tecnológica e centros universitários

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) recebeu, hoje (14), o 35º Fórum Nacional de Pró-Reitores de Graduação (Forgrad), realizado durante todo o dia no Auditório do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA). O fórum é formado pelos pró-reitores de graduação ou ocupantes de cargos equivalentes das universidades, institutos federais de educação, ciência e tecnologia, centros federais de educação tecnológica e centros universitários. O evento teve em sua programação a mesa-redonda “O Ensino Superior no Brasil do presente: desafios e perspectivas”, um momento para a apresentação de encaminhamentos das representações regionais do fórum e a plenária final com eleição da nova diretoria. O evento foi transmitido ao vivo e pode ser conferido no canal da UFPE no YouTube.

Fotos: Anthony Santana

Evento é realizado no auditório do CCSA

Na mesa de abertura do Forgrad, o reitor Alfredo Gomes destacou a importância de construir um diálogo produtivo com o governo que vai se iniciar. “Nosso desafio será influenciar, da melhor forma possível, a constituição de políticas públicas que tenham impacto na qualidade e reorganização do nosso sistema. Nós sofremos bastante durante esses últimos anos. Houve uma grande lacuna não só de diálogo mas, sobretudo, de políticas e de proposição. Então, nós temos que ter muita paciência nesse processo”, enfatizou. Para o professor, será necessário muito diálogo para construir uma estratégia conjunta de fortalecimento do governo.

O presidente do Forgrad e pró-reitor de Graduação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Cassiano Amorim, ressaltou a importância do fórum no contexto nacional da educação. “Esse fórum tem sido responsável, nos últimos 35 anos, por participar ativamente da discussão e implementação de políticas públicas do Ensino Superior e até da educação básica do Brasil. Tem sido um importante canal de aproximação entre as nossas instituições, plurais e diversas, com o governo e com outras instituições como o Conselho Nacional de Educação, Ministério da Educação (MEC), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) dentre outras instâncias de que nós fomos chamados para participar”, exemplificou.

Reitores Alfredo Gomes, Marcelo Carneiro Leão e Mary Roberta Marinho na abertura

A pró-reitora de Graduação da UFPE, Magna Silva, conta que o evento representa um momento de discussão importante para reflexão sobre os rumos da educação no país. “Nosso maior objetivo é, nessa virada de ano e de governo, pensar o que vamos prospectar para o futuro enquanto ensino de graduação. Esperamos que façamos hoje boas escolhas e boas discussões”, explicou. Além de Alfredo, Cassiano e Magna, também integraram a mesa o reitor da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) Marcelo Carneiro Leão; o vice-presidente do Forgrad, Assis Leão, que representou o reitor do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE);e a reitora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Mary Roberta Marinho.

A mesa-redonda “O Ensino Superior no Brasil do presente: desafios e perspectivas” teve como convidados o reitor Alfredo Gomes, a pró-reitora de graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Maria das Vitorias Vieira Almeida de Sá, e a pró-reitora de ensino da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Maria José de Jesus Alves Cordeiro.

O debate foi mediado pela pró-reitora de graduação da UFRPE e coordenadora do Colégio de Pró-Reitores de Graduação (Cograd) da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) Maria do Socorro de Lima Oliveira.

Data da última modificação: 16/12/2022, 10:30