UFPE lamenta falecimento da professora emérita Joana Araújo da Rocha Barros

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em especial o Departamento de Enfermagem do Centro de Ciências da Saúde (CCS) e o Hospital das Clínicas (HC), lamenta o falecimento, hoje (2), da professora emérita Joana Araújo da Rocha Barros, conhecida carinhosamente como Joaninha, aos 89 anos de idade. Ela atuou como docente na UFPE durante 42 anos, marcando várias gerações de estudantes. O velório será hoje (2), a partir das 14h, na Funerária Baptista, localizada na Rua Pedro Afonso, nº 438, bairro de Santo Amaro, no Recife. A cremação acontecerá, às 16h, em cerimônia reservada à família.

Joana Araújo ingressou na Escola de Enfermagem do Recife (atualmente UFPE), no ano de 1957, tendo concluído o curso de graduação em Enfermagem e Obstetrícia em 1960. No ano seguinte, foi contratada na mesma escola como instrutora e enfermeira de Campo de Ensino da cadeira de Enfermagem Obstétrica. Em 1966, foi admitida como auxiliar de Ensino da Escola de Enfermagem, tendo se aposentado, em 2003, da Universidade. Continuou voluntariamente em atividade, até o ano 2020, desenvolvendo ações e assessoramento voltados ao crescimento do Departamento de Enfermagem do CCS/UFPE, no Campus Recife.

Conforme nota do Departamento de Enfermagem da Universidade, “a professora Joana Araújo destacou-se pela dedicação, compromisso e competência nos cuidados dispensados às crianças e suas famílias e no ensino da Enfermagem, durante 42 anos de serviços prestados à UFPE”.

A professora Joaninha realizou cursos de especialização na área de Enfermagem, destacando-se o de Residência em Enfermagem Pediátrica, realizado em tempo integral a bordo do Navio Escola Americano, denominado Navio-Hospital Hope – The People Health Foundation. Também realizou estágios, cursos de aperfeiçoamento e de atualização, nacionais e estrangeiros, voltados, em sua maioria, à área da Enfermagem Pediátrica. Na atividade de ensino, que desenvolveu de 1961 a 2003, coordenou a área de Enfermagem Materno-Infantil, lecionando as disciplinas de Enfermagem Obstétrica e Ginecológica; Enfermagem Pediátrica; Enfermagem Neonatal; Enfermagem Materno-Infantil 1 (Pré-Natal); Enfermagem Materno-Infantil 2A (Sala de Parto e Neonatal); Enfermagem Materno-Infantil 3A (Puerpério); Enfermagem Materno-Infantil 4 (Puericultura e Pediatria).

O chefe da Divisão de Enfermagem do HC-UFPE, Francisco Amorim, que foi aluno da decana da Enfermagem, lembra com respeito e carinho da docente que foi exemplo para gerações de enfermeiros e enfermeiras. “A professora Joaninha é uma referência para a Enfermagem pernambucana com sua presença suave e determinada, prezando pelos princípios éticos e morais da profissão”, afirma. Ele também destacou a relação dela com o hospital: “Sempre presente nas atividades de ensino e integração com os trabalhadores do HC, sua partida deixará saudades para os que tiveram a honra de conviver e aprender com seus ensinamentos.”

A docente contribuiu para a formação de diversos alunos e alunas, alguns deles atualmente professores do Departamento de Enfermagem do CCS/UFPE. A professora contabiliza, em seu currículo, cargos em convênios celebrados entre agentes externos e a UFPE, cargos administrativos como chefe e subchefe de departamento; coordenadora e vice-coordenadora de curso e de áreas; além de participação em comissões do Departamento de Enfermagem e outros departamentos.

Ao longo de sua trajetória, ela recebeu diversas honrarias de alunos constituídas entre preito de gratidão, homenagem especial, aula da saudade, nome de turma, paraninfa de turma e professora homenageada, além do nome do Auditório do Departamento de Enfermagem (Auditório Professora Joana Araújo da Rocha Barros). Em 2019, recebeu o título de professora emérita da UFPE.

A Universidade se solidariza com familiares e amigos da professora Joaninha neste momento de dor.

Data da última modificação: 23/02/2023, 12:03