UFPE entrega medalhas comemorativas pelos 75 anos da instituição no Dia do Servidor

Evento na Concha Acústica contou ainda com a premiação dos vencedores do I Festival de Talentos - UFPE 75 Anos

Quarenta e três servidores da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), entre técnicos administrativos e docentes, receberam medalhas comemorativas pelos 75 anos da instituição em uma solenidade realizada ontem (28) à tarde, na Concha Acústica Paulo Freire, no Campus Recife. O evento encerrou as comemorações do Mês do Servidor 2021 – promovido pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas e Qualidade de Vida (Progepe), por meio da Diretoria de Qualidade de Vida (DQV) – e contou ainda com a premiação dos vencedores do I Festival de Talentos - UFPE 75 Anos. Devido aos protocolos de prevenção da covid-19, o acesso foi apenas para convidados. Confira a transmissão via YouTube.

Fotos: Bernardo Sampaio

Reitor destaca importância dos servidores para a construção da universidade

“Esta celebração é fundamental para reafirmar não apenas a importância da Universidade, mas sobretudo de todos aqueles que carregam a Universidade ao longo de muitos anos. Somos muito gratos a todos os servidores e servidoras – técnicos administrativos, técnicas administrativas e também docentes – pela dedicação ao longo da história e pela construção dessa belíssima universidade, que é uma referência nacional”, afirmou o reitor Alfredo Gomes. Ele também agradeceu a todos os gestores que contribuíram para o fortalecimento da instituição e destacou a resistência para a reafirmação da importância da universidade na sociedade brasileira.

O evento foi aberto com uma apresentação musical do grupo musical Grupeto, formado pela neurocientista e pianista Viviane Louro, professora do Departamento de Música; pela atriz, dançarina e cantora Fabiana Louro; e pelo arranjador, tecladista e compositor Gustavo Andrade.

O grupo musical Grupeto se apresentou na abertura do evento

Em seguida, a pró-reitora Brunna Carvalho, da Progepe, anunciou os vencedores do festival. “É uma satisfação muito grande, no dia de hoje, dia em que a gente comemora o dia do Servidor Público, cidadão e cidadã fundamental para o funcionamento de nosso país. Eu não poderia deixar de mencionar a importância do serviço público para nosso país, principalmente nos momentos de crise. Hoje é um dia de festa, mas também um dia de reflexão e um dia de resistência. A gente não pode deixar de referendar a nossa importância, não só enquanto servidores públicos, de uma forma geral, mas servidores da Universidade Federal de Pernambuco, que completa 75 anos”, afirmou.

Logo depois, teve início a entrega da medalha comemorativa. Os homenageados receberam a medalha pelas mãos dos representantes dos locais onde eles atuam. Os 43 nomes foram escolhidos a partir de indicações feitas por cada uma das unidades e centros acadêmicos da UFPE. A seleção final foi feita a partir de uma análise da gestão, considerando todo o histórico de contribuições prestadas pelos profissionais ao longo de suas vidas na instituição. A diretora de Qualidade de Vida da Progepe, Germana Rodrigues, fez um sorteio de brindes entre os presentes. “Encerrar um mês de festividades em nossa homenagem foi algo muito satisfatório, muito alegre de fazer. Para a gente, é uma felicidade tremenda. A palavra do dia é agradecimento e parabenização para todos”, destacou.

“É absolutamente gratificante chegar aos 75 anos de UFPE com a percepção clara que nós temos um corpo de servidores que dedica grande parte de sua vida a essa Universidade. A primeira palavra é de agradecimento e reconhecimento a todas e todos que fazem a UFPE. De fato, se tem uma instituição que é dinâmica, ela é a Universidade. E ela precisa ter esse dinamismo. Por fim, eu queria deixar uma mensagem aos novos servidores. Nós precisamos continuar cultivando esse amor à instituição, essa dedicação. Isso caracteriza, de fato, o servidor da UFPE em particular, mas o servidor público de forma geral. Vida longa à nossa UFPE. Vida longa aos nossos queridos servidores, nossos técnicos, nossos docentes. Nós sempre estaremos com a UFPE dentro de nós”, falou o vice-reitor Moacyr Araújo.

MESA - A mesa da sessão solene foi composta pelo reitor Alfredo Gomes; pelo vice-reitor Moacyr Araújo; pela pró-reitora Brunna Carvalho (Progepe); pela diretora do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), Maria da Conceição Lafayette, representando os diretores de centro; pela técnica administrativa Camila Claudino; pela diretora de Qualidade de Vida da Progepe, Germana Rodrigues; e pela diretora da Biblioteca Central (BC) e do Sistema Integrado de Bibliotecas (SIB), Andréia Alcântara, representando os órgãos suplementares.

Confira a lista dos professores e técnicos administrativos homenageados

Adelaide Maria de Lima
Anderson Gomes