UFPE é vice-campeã da etapa brasileira em competição de Direito Ambiental

Atividade extracurricular realizada por estudantes de Direito busca simular procedimentos em tribunais internacionais

Equipe composta por alunas e aluno da UFPE sagrou-se vice-campeã na International Environmental Moot Court Competition (IEMCC), competição de Direito Ambiental, que ocorreu na semana passada, dias 4 e 5 de fevereiro, numa iniciativa da Stetson University (Flórida, EUA). Nesta 25ª edição do evento, a Universidade também teve duas integrantes no pódio de melhores oradores da competição, ganhando o 1º e o 3º lugar. Orientados pelo professor Leonio Alves, da Faculdade de Direito do Recife, Beatriz Crêspo Casado, Isadora Godoy Luso de Lucena, Liara Santos de Carvalho, Maria Beatriz Montenegro do Rego Barros e Mateus Steffano Urquiza Fernandes vinham se preparando desde agosto do ano passado.

O evento teve como organizador no Brasil o Instituto Brasileiro de Moot Court, que promove, sem finalidade lucrativa, oportunidades de aprendizagem jurídica e desenvolvimento profissional através dos conhecidos torneios de moot court. “Moot Court é uma atividade extracurricular realizada por estudantes de Direito com intuito de simular procedimentos em tribunais internacionais”, explica uma das integrantes do grupo, Maria Beatriz. O IEMCC é a maior competição jurídica sobre direito internacional ambiental do mundo. Realizada na língua inglesa, no evento é simulada a Corte Internacional de Justiça, o órgão jurídico da Organização das Nações Unidas.

CASO - A competição teve início em agosto, com a liberação do caso para análise pelas equipes. Em novembro as equipes precisaram entregar memoriais escritos fazendo a escolha se estarão representando o demandante ou demandado. E, já neste ano, no dia 4 de fevereiro, foram realizadas as rodadas orais preliminares, quando todas as equipes devem simular tanto requerente quanto requerido. Na etapa final, o grupo pernambucano enfrentou a equipe da Universidade Presbiteriana Mackenzie, de São Paulo, que alcançou a primeira colocação e segue para a etapa internacional.

A equipe da UFPE também conseguiu duas posições no pódio de melhores oradores da competição. O primeiro lugar ficou com a aluna Maria Beatriz Montenegro, estudante do 6° período de Direito. O terceiro lugar ficou com a aluna Liara Santos, estudante do 7° período do mesmo curso. O método utilizado para a seleção do ranking é a soma das notas dadas pelos juízes aos oralistas de forma individual no decorrer da competição. Os critérios utilizados pelos julgadores são: conhecimento jurídico e fático, profundidade da análise e consistência, capacidade argumentativa, organização e clareza e, por fim, postura e profissionalismo. No corpo de jurados estavam profissionais da mais alta qualificação, tanto brasileiros quanto estrangeiros, com advogados, acadêmicos, magistrados e outros, como Alexandre Sion, William Aoki, Peter Tzeng e Solange Teles.

Data da última modificação: 11/02/2021, 18:32