UFPE e Secretaria de Defesa Social de Pernambuco discutem propostas de ações de segurança para os campi universitários

Capacitação de servidores, realização de estudos e prospecção de dados na área de segurança também estiveram na pauta

Com o objetivo de estreitar as relações entre academia e segurança pública, enfocando a segurança das pessoas, o reitor Alfredo Gomes reuniu-se ontem (3) com o secretário de Defesa Social de Pernambuco, Humberto Freire. O encontro foi realizado no gabinete do secretário, na Secretaria de Defesa Social de Pernambuco, no Recife. A comitiva da UFPE também contou com a participação do vice-reitor Moacyr Araújo; do superintendente de Segurança Institucional, João Everaldo de Araújo; e do diretor de Assistência Estudantil da Pró-Reitoria para Assuntos Estudantis (Proaes), Jônatas Félix da Silva.

Foto: Anderson Lima

Encontro ocorreu no gabinete do secretário, na sede da SDS

A conversa incluiu propostas de ações integradas para maior segurança da comunidade acadêmica e do entorno dos campi universitários da UFPE. A capacitação de servidores, a realização de estudos e a prospecção de dados na área de segurança também estiveram na pauta. “Nós temos uma capacidade bastante expressiva na área de domínio de dados e também análise de dados para orientar as políticas públicas de segurança, de maneira geral”, ressaltou o reitor.

O secretário Humberto Freire destacou a importância da proximidade entre universidades e segurança pública. “Além de serem centros de excelência e de conhecimento, a gente sabe que tem uma comunidade estudantil ali que demanda segurança, que precisa de segurança, com horários bem específicos de fluxo de pessoas. E a gente trabalhou muito isso na reunião para que a gente possa levar, cada vez mais, prevenção, segurança, paz para esses locais”, afirmou.

Data da última modificação: 05/05/2022, 16:28