UFPE divulga edital de matrícula do processo seletivo Sisu 2023 e lista dos selecionados na primeira chamada regular

Classificados vão receber e-mail com orientação e senha para apresentar os documentos virtualmente, de 2 a 6 de março

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), por meio da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), publicou o edital contendo as orientações necessárias para a matrícula dos estudantes classificados na primeira chamada regular do Sisu 2023 para os cursos de graduação, modalidade presencial, para o ano de 2023. Para concorrer às vagas, o candidato deve ter participado obrigatoriamente da edição 2022 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e efetuado a inscrição no Processo Seletivo 2023 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). A lista com os selecionados no Sisu UFPE 2023 está disponível aqui.

A entrega da documentação exigida para a matrícula será realizada no período de 2 a 6 de março, de forma remota, por meio da plataforma STIDocs. Os documentos devem estar legíveis, devidamente nomeados e salvos em formato pdf, jpeg ou png. A senha para acesso à plataforma STIDocs será enviada para o e-mail indicado pelo candidato no ato da inscrição no Enem.

A UFPE oferece no Sisu 2023 um total de 7.012 vagas, para cursos dos campi Recife (5.522 vagas), Agreste/Caruaru (1.060 vagas) e Vitória de Santo Antão (430 vagas). Das vagas ofertadas, 3.500 são destinadas a ampla concorrência e 3.512 para alunos que podem ser beneficiados por políticas de ação afirmativa.

Será assegurada a reserva de, no mínimo, uma vaga por curso para os candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas (Lei n.º 12.711/2012), bem como para as pessoas com deficiência (Portaria n.º 9, de 5 de maio de 2017). Todos os candidatos autodeclarados pretos ou pardos dos três campi (Recife, Vitória e Agreste) que forem selecionados na chamada regular, assim como os convocados da Lista de Espera do Sisu 2023, serão avaliados por comissões de heteroidentificação. Já os com deficiência passarão por análise documental a ser realizada pela Comissão de Verificação para pessoa com deficiência (Comissão de Verificação - PcD).

O início das aulas do primeiro semestre de 2023 está previsto para ocorrer no dia 29 de maio. O segundo semestre deste ano está previsto para iniciar no dia 23 de outubro. Os ingressantes não poderão trancar o primeiro ano de vínculo.

ABI - ENGENHARIAS – A ocupação das vagas ofertadas pelos cursos pertencentes ao conjunto ABI - Engenharias CTG (Recife) ocorrerá ao final do primeiro ano de vínculo com a UFPE e somente após o preenchimento de formulário de opção para escolha definitiva por um dos cursos e turnos do conjunto ABI - Engenharias CTG.

VESTIBULAR - Os cursos presenciais de Dança - Licenciatura, Música/Canto - Bacharelado, Música/Instrumento - Bacharelado, Música - Licenciatura, Letras - Língua Brasileira de Sinais (Libras) - Licenciatura e Intercultural Indígena têm processo seletivo próprio e as vagas não são ofertadas via Sisu.

LISTA DE ESPERA – As vagas não ocupadas ao fim da primeira chamada regular serão preenchidas mediante utilização da lista de espera, disponível na página do Sistema de Seleção Unificada - Sisu | UFPE. A convocação será realizada a partir do dia 20 de março. Para constar na lista de espera, o candidato deve confirmar o interesse pela vaga no portal Sisu MEC a partir do momento de divulgação da lista de convocados pela UFPE até as 23h e 59 minutos do dia 8 de março. Será convocado um número superior às vagas remanescentes para gerar o Cadastro de Reservas da UFPE. Poderá haver mais de uma convocação caso existam vagas disponíveis.

Outras informações a respeito do processo seletivo estão disponíveis na página do Sisu | UFPE. O endereço traz o edital com os procedimentos para envio dos documentos, a lista nominal dos candidatos selecionados e as orientações para os candidatos cotistas e de uso da plataforma STIDocs, entre outras informações.

Controle Acadêmico e Coordenação de Ingresso
Diretoria de Gestão Acadêmica