Notícias Notícias

Voltar

UFPE desenvolve infraestrutura de processamento de alto desempenho para pesquisas voltadas para a área de Inteligência Artificial

O Cluster Apuana irá beneficiar atividades de pesquisa desenvolvidas no CIn

Nomeado por "Apuana" - nome de origem indígena que significa ligeiro, rápido, veloz - o Cluster do Centro de Informática (CIn) da UFPE é uma infraestrutura de processamento de alto desempenho baseado em GPU (Graphics Processing Unit) que o Centro desenvolveu para execução de pesquisas voltadas para a área de Inteligência Artificial (Deep Learning). Na proposta submetida para a Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe) há pesquisadores do IFPE, UFRPE, Univasf, e Ufape em parceria nesta fase inicial. O cluster contará com 10 GPUs RTX3090 e cinco GPUs A100 e funcionará em modo beta com um número limitado de 30 usuários.

Em maio de 2022, o CIn investiu cerca de R$ 400 mil para implantação e, em contrapartida, outros investimentos de projetos de pesquisa do Centro estão sendo submetidos, além da contribuição de professores para o cluster. O objetivo é ter uma arquitetura onde vários projetos/professores possam contribuir para aumentar a capacidade (processamento, memória, GPU, entre outros) e cada contribuição será considerada para a contabilização das prioridades de uso do equipamento, através de uma política que será definida. A arquitetura também prevê máquinas com foco em memória e processadores para apoiar outras linhas de pesquisa.

O professor e líder da equipe de gestão do Apuana, Hansenclever Bassani, afirma que "nos últimos anos, vem crescendo a demanda por maior poder de processamento, principalmente com GPUs, para o desenvolvimento de pesquisas em áreas como Inteligência Artificial". "O cluster Apuana é uma importante conquista para o CIn-UFPE e permitirá ao Centro manter-se competitivo em nível internacional. Estou certo de que em pouco tempo ele se tornará uma ferramenta vital, utilizada diariamente pelos pesquisadores do Centro", avalia.

"A implantação do Cluster permitirá a execução de pesquisas no Centro atualmente limitadas pelos recursos computacionais disponíveis. Esperamos assim ampliar a pesquisa de excelência do CIn-UFPE junto com a relevância, através da aplicação das pesquisas na execução de projetos com o setor produtivo", comenta o vice-diretor do CIn-UFPE, Sérgio Soares.

Para os próximos passos, o professor Hansenclever ressalta que o cluster foi pensado para crescer de forma modular e flexível. Uma vez que a infraestrutura de software estiver pronta, se tornará relativamente simples aumentar a capacidade do cluster e, à medida em que novos recursos se tornem disponíveis, será possível investir em mais nós ou mais GPUs, conforme a demanda e a quantidade de recursos disponíveis. O equipamento poderá ser expandido mesmo com pequenos investimentos.

Informações técnicas - Atualmente o cluster conta com 11 máquinas em fase beta (para testes), antes de ser lançado oficialmente para produção. Em resumo, o cluster possui um total de:
- 5.248 GB (ou 5,24 TB) de memória RAM;
- 464 núcleos e 928 threads de processamento;
- 15 GPUs, sendo 10 NVIDIA RTX 3090 e 5 NVIDIA Ampere A100 80GB.

Data da última modificação: 23/02/2023, 12:02