Notícias Notícias

Voltar

UFPE apresenta minuta da Política Institucional para a Formação Inicial e Continuada de Professores da Educação Básica

A Comissão de Assessoramento à Prograd foi constituída em agosto de 2021 e atuou até abril de 2022

Foto: Bernardo Sampaio

Reunião foi realizada hoje (26) no auditório da Reitoria

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) entregou hoje (26) pela manhã à Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) a minuta da Política Institucional da UFPE para a Formação Inicial e Continuada de Professores da Educação Básica. A produção do documento contou com representação de toda a comunidade acadêmica por meio dos cursos de licenciatura dos três campi, pró-reitorias, Núcleos de Estudos e Assessoria Pedagógica (Neaps), Colégio de Aplicação (CAp) e Núcleos de Políticas LGBT (Núcleo LGBT), de Acessibilidade (Nace) e de Políticas de Educação das Relações Étnico-Raciais (Núcleo Erer). A política é um marco em relação aos compromissos da UFPE quanto à formação docente para a Educação Básica.

Foto: Divulgação

Vice-reitor Moacyr Araújo participou do evento sobre a entrega do documento à Prograd

De modo mais geral, o documento visa a orientar a organização e o funcionamento da formação acadêmico-profissional, inicial e continuada de professores e demais profissionais da educação básica. De modo mais específico, busca estabelecer princípios gerais que permitam orientar o processo de elaboração e reformulação dos currículos dos cursos de licenciatura, assegurando sua especificidade (que reside na docência como base da formação e identidade do licenciado), assim como de programas, projetos e demais ações da UFPE voltadas para esse fim.

A Comissão de Assessoramento à Prograd foi constituída em agosto de 2021 e atuou até abril de 2022. De forma atrelada ao processo de construção do texto da política, a Prograd realizou ciclos de diálogos sobre a licenciatura e temas pertinentes ao campo acadêmico e científico. A previsão é que o documento seja aprovado no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da UFPE no próximo mês de junho.

Data da última modificação: 26/04/2022, 16:31