UFPE abre inscrições para processo de seleção de estagiários remunerados

Seleção é destinada apenas a estudantes regularmente matriculados e frequentes nos cursos de graduação da UFPE

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) abriu inscrições para o processo de seleção de estagiários remunerados para diversas áreas de conhecimento. São oferecidas 36 vagas, sendo 26 para ampla concorrência, oito para candidatos negros e duas para pessoas com deficiência. Haverá também formação de cadastro de reserva. A seleção é destinada apenas a estudantes regularmente matriculados e frequentes nos cursos de graduação da UFPE. As inscrições vão até o dia 29 deste mês.

Entre as unidades com oferta de vagas está a Superintendência de Comunicação (Supercom). São 11 vagas, distribuídas da seguinte forma: Diretoria de Comunicação (Dircom) – duas vagas, além de cadastro de reserva; Assessoria de Comunicação (Ascom) – três vagas; e Rádio Paulo Freire – seis vagas.

Conforme o Edital nº 03/2022 da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas e Qualidade de Vida (Progepe), publicado no dia 20 no Boletim Oficial da UFPE (donwload aqui), a seleção tem o objetivo de proporcionar ao estudante a complementação do ensino e da aprendizagem, em termos de treinamento prático, de aperfeiçoamento técnico, científico e de relacionamento humano, possibilitando a integração entre teoria e prática por meio do contato com a vida profissional, observando estreita relação com as diretrizes curriculares do curso.

Os requisitos necessários para a admissão no estágio são: estar matriculado e frequentando curso de graduação da UFPE, a partir do 3º período ou posterior, em consonância com o PPC do curso; ter disponibilidade de quatro horas diárias, totalizando 20 horas semanais; ter Coeficiente de Rendimento Acadêmico (CRA) maior ou igual que 50%; não participar de outros programas acadêmicos remunerados, exceto bolsa permanência (Pnaes), conforme art. 12 da Resolução 11/2021.

O candidato deve enviar sua inscrição para o endereço de e-mail informado na vaga à qual pretende concorrer (ver anexo I do edital de seleção) com o assunto “Processo de Seleção para Estagiários”. Para as vagas em que é indicado mais de um endereço de e-mail, o candidato deve enviar para todos os endereços listados. A lista de documentos necessários pode ser conferida no edital.

A seleção ocorrerá por meio de entrevista e análise curricular. A critério das unidades, ao processo de seleção poderá ser acrescida uma segunda etapa (prova prática, prova discursiva, entre outros) de acordo com a necessidade da atividade a ser desempenhada. O resultado final do processo seletivo será divulgado, no dia 19 de julho, no site da Progepe (item “Gestão de Bolsas e Estágios”). A previsão para início das atividades dos estagiários é 1º de agosto.

A UFPE concederá ao estagiário aprovado, mensalmente, uma bolsa no valor de R$ 600,00, além do auxílio-transporte no valor de R$ 110,00. O contrato de estágio terá duração de 12 meses, podendo ser prorrogado, a critério da UFPE, por igual período até o limite de 24 meses, não ultrapassando a data de integralização do curso pelo discente.

Data da última modificação: 26/06/2022, 13:05