Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) das graduações estarão disponíveis no Repositório Digital da UFPE – Attena

A inserção será realizada pelos discentes por meio de autodepósito de acordo com as orientações disponíveis no site do SIB

Os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) das graduações aprovados a partir do semestre 2022.1 serão disponibilizados no Attena - Repositório Digital da UFPE, conforme definido pela Resolução nº 18/2022, que disciplina o Trabalho de Conclusão de Curso nos cursos de graduação da UFPE.

A inserção desses trabalhos no Repositório Attena será realizada por meio do autodepósito, identificado como boa prática de depósito, pois permite maior celeridade na disponibilização da produção acadêmica ao público. Nesta modalidade de depósito, o discente submete seu TCC, utilizando suas credenciais UFPE ID. Durante a submissão, o discente informará os dados do seu trabalho, realizará o upload do arquivo, escolherá a forma de acesso e autorizará a disponibilização do trabalho no repositório.

As orientações necessárias para realização do autodepósito de TCC estão disponíveis no site do Sistema Integrado de Bibliotecas (SIB).

As equipes das Bibliotecas Setoriais, em comunicação com os cursos de graduação, irão verificar os dados, os arquivos e aprovarão as submissões. Ao ser aprovado, o TCC é automaticamente disponibilizado no repositório, na coleção correspondente ao curso.

HISTÓRICO – A Divisão de Gestão de Dados e Tecnologia da Informação (DGDTI), vinculada à Biblioteca Central (BC), responsável pela elaboração e implementação da nova modalidade de depósito e pelo Repositório Attena, iniciou o planejamento para implantação do autodepósito em meados do ano de 2019. Desde então, foram realizados levantamentos para verificar como o autodepósito funciona em outras universidades brasileiras; foi elaborado um formulário que contemplasse a descrição dos TCC, independente de seu formato e foi definido o fluxo do autodepósito, que foi testado por bibliotecários e discentes.

O autodepósito teve início com o projeto piloto implantado inicialmente na Biblioteca Agreste Ariano Suassuna, do Centro Acadêmico do Agreste (CAA), que iniciou as atividades no dia 5 de janeiro deste ano. Num período de três meses, a quantidade de TCCs disponíveis no repositório mais que duplicou, passando de 1.050 para 2.136 trabalhos, e mostrou-se um caso de sucesso. O projeto foi essencial, pois foi possível identificar fragilidades e realizar as correções e melhorias necessárias.

O Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) e o curso de Saúde Coletiva, do Centro Acadêmico de Vitória (CAV) também iniciaram o uso do autodepósito com sucesso, em caráter piloto, ainda no semestre 2021.2.

A partir de abril deste ano, foram realizadas reuniões com as bibliotecas setoriais e com as coordenações dos cursos de graduação e das disciplinas de TCC para informes e ajustes necessários para implantação do autodepósito para TCC em toda a UFPE, que foi possibilitada com a publicação da Resolução nº 18/2022.

Os TCCs das graduações da UFPE fazem parte das tipologias documentais que compõem a produção científica da Universidade. Os princípios do movimento mundial de acesso aberto ao conhecimento científico apontam que publicizar essa produção contribui para a ampla divulgação e visibilidade dos conteúdos desenvolvidos numa instituição de Ensino Superior, contribuindo com a democratização do conhecimento científico.

Data da última modificação: 05/08/2022, 17:01