Teatro Milton Baccarelli, do CAC, é reaberto com apresentações do Grupo Magiluth

Equipamento, que funciona também como espaço educativo, passou por melhorias e recebe o público nos dias 4 e 5 deste mês

Da assessoria do Feteag

Após dois anos fechado por conta da pandemia de covid-19, o Teatro Milton Baccarelli, localizado no Centro de Artes e Comunicação (CAC) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), volta a receber o público. Nos dias 4 e 5 deste mês, às 18h30, o espaço, que passou por melhorias na sua estrutura e em dezembro comemora 20 anos, sedia apresentações gratuitas do espetáculo “Aquilo que o meu olhar guardou para você”, do Grupo Magiluth. As sessões são fruto da parceria do curso de Licenciatura em Teatro da Universidade com o Festival de Teatro do Agreste (Feteag). Os ingressos para o espetáculo serão distribuídos uma hora antes das apresentações e são gratuitos. Na primeira noite, uma parcela dos lugares estará reservada para os profissionais envolvidos na requalificação do teatro.

Inaugurado após uma luta de anos dos professores, como João Denys, e alunos do curso de Teatro da UFPE, o Teatro Milton Baccarelli se estabeleceu como um espaço de dupla potência: além de sediar apresentações, também é um local de ensino, onde os discentes podem colocar em prática os conteúdos do campo artístico. Desde então, tem ocupado um lugar de destaque na produção universitária e também agregado vários setores da sociedade civil.

Com o tempo de portas fechadas em decorrência da crise sanitária, precisou passar por alguns ajustes estruturais, o que foi viabilizado graças, mais uma vez, à mobilização da comunidade acadêmica, a exemplo do Movimento Abdias do Nascimento (Movan), Diretório Acadêmico do curso de Teatro, e aos editais da Universidade, que ajudaram na manutenção do teatro.

“A importância do Milton Baccarelli para a Universidade, para o CAC, é enorme. Com a revitalização, esperamos que o teatro-escola possa se firmar como mais um equipamento cultural para o Recife, estreitando os laços da UFPE com a cidade. Essas primeiras apresentações reforçam nossa parceria com o Feteag e também são um retorno para aqueles que se engajaram nas melhorias do espaço, como a equipe de pintores e de lavagem. Eles serão convidados especiais do evento”, explica a professora Marianne Tezza Consentino, coordenadora do curso de Licenciatura em Teatro.

O projeto de extensão que dialoga com o Feteag é encabeçado, além de Marianne, pelos professores Luís Reis, Igor Almeida, Felipe Braccialli e Vika Schabbach. Fábio Pascoal, idealizador e produtor do Feteag, pontua ainda que a relação do festival com o curso de Teatro da UFPE vem se fortalecendo desde 2016 e consiste, entre outras ações, em levar espetáculos e atividades formativas para a Universidade, além de integrar os alunos na produção do evento, em Caruaru. Fundado em 1981, o Feteag surgiu com o objetivo de fortalecer o campo das artes cênicas na cidade agrestina, dialogando com a política de iniciação e sensibilização desenvolvida pelo TEA - Teatro Experimental de Arte.

“Esse intercâmbio vem desde 1962, quando professores do Departamento de Teatro da Escola de Belas Artes, depois incorporado à Universidade do Recife, que virou a Universidade Federal de Pernambuco, passaram a ir a Caruaru dar capacitações na área de teatro. Desde 2016, nossa parceria tem possibilitado ações importantes, com circulação de espetáculos, debates e oficinas que levamos para a UFPE, assim como de levar os alunos e suas produções para Caruaru, em um processo que fortalece a criação artística no Estado”, reforça Fabio.

Para coroar este momento de celebração, o Feteag convidou o Magiluth, grupo que mantém uma relação forte com o festival e com o Milton Baccarelli. Pela Universidade, passaram quase todos os integrantes e ex-integrantes do coletivo pernambucano, hoje um dos principais nomes do teatro nacional. O trabalho que eles apresentam, “Aquilo que meu olhar guardou para você”, também carrega significado especial.

“Poder participar da reabertura do Teatro Milton Baccarelli para nós é muito simbólico porque, do Magiluth, apenas um dos integrantes não foi aluno do curso de Teatro da UFPE. Nesses nossos 18 anos de trajetória, poder estar com o espetáculo que nos abriu as portas do território nacional, que está completando dez anos de estreia, enfatiza essas muitas simbologias em um único momento. Estamos muito felizes”, conta Mário Sérgio Cabral, que forma o Magiluth ao lado de Bruno Parmera, Erivaldo Oliveira, Giordano Castro, Lucas Torres e Pedro Wagner.

Instagram do Feteag
Instagram do Grupo Magiluth