Servidores técnicos e docentes retomam hoje (27) atividades 100% presenciais nos três campi

Obrigatoriedade do uso de máscaras em locais fechados e apresentação do passaporte vacinal seguem vigentes

Os servidores técnicos e docentes da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) retornam hoje (27) às atividades presenciais de forma total, depois de dois anos e três meses do início da pandemia de covid-19 e de um retorno gradual com atividades híbridas, mesclando ações remotas e presenciais. A modalidade 100% presencial das atividades administrativas, de ensino, pesquisa e extensão acontece no início das aulas do semestre letivo 2022.1 dos cursos de graduação. A obrigatoriedade do uso de máscaras em locais fechados e a apresentação do passaporte vacinal para acesso aos prédios seguem vigentes nos três campi.

“Para estudantes, docentes e técnicos, é um momento de reencontro, um retorno para casa depois de um longo período de distância física”, afirma a pró-reitora de Gestão de Pessoas e Qualidade de Vida (Progepe), Brunna Carvalho. “É muito importante enxergar o espaço físico da universidade como um espaço nosso, considerando inclusive esse momento que a gente vem vivendo de ataques às universidades, de cortes de orçamento. Certamente teremos um 2022 de muitas dificuldades, mas é um momento importante inclusive para a gente se fortalecer como comunidade acadêmica e estar junto para enfrentar todo esse contexto adverso que fala contra a universidade”, destaca.

A decisão leva em conta a Instrução Normativa 36/2022 da Secretaria de Gestão e Desempenho de Pessoal (SGP) da Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital (SEDGG) do Ministério da Economia, que estabelece o retorno ao trabalho em modo presencial dos servidores e empregados públicos dos órgãos e entidades do Sistema de Pessoal Civil da Administração Pública Federal (Sipec). A Resolução 05/2022 da Universidade, aprovada pelo Conselho Universitário em maio, foi publicada no Boletim Oficial n° 91 da UFPE e revoga normativas referentes à pandemia de covid-19. Também se baseia nas recomendações do Grupo de Trabalho de Enfrentamento à Covid-19 da UFPE.
Data da última modificação: 26/06/2022, 14:25