Notícias Notícias

Voltar

Série Anthropologicas.Doc entrevista cineasta vencedor do Festival de Filme Etnográfico do Recife

Filme foi realizado a partir do pedido de lideranças Ka'apor da aldeia Axinguirendá, T.I. Alto Turiaçu, no Estado do Maranhão

No 5º episódio da série Anthropologicas.Doc, o podcast conversa com o antropólogo e cineasta Alessandro Campos, cujo filme “Katu” recentemente ganhou o prêmio de melhor filme etnográfico na 10ª edição do Festival de Filme Etnográfico do Recife. O filme foi realizado a partir do pedido de lideranças Ka'apor da aldeia Axinguirendá, T.I. Alto Turiaçu, situada no Estado do Maranhão, que se organizaram, junto com o realizador e antropólogo, para fazer o seu próprio filme. 

“Neste sentido, a etnografia visual, seguindo uma longa tradição, se torna novamente uma prática de encontro que permite de tornar a pesquisa algo que responde diretamente às exigências de grupos, muitas vezes subalternos à sociedade”, explica o professor Alex Vailati, do Departamento de Antropologia e Museologia da UFPE, que realiza a entrevista juntamente com Diego de Oliveira Rodrigues e Renato Athias, também docente da Universidade. O filme “Katu”, de 51 minutos de duração, pode ser visto no canal do cineasta no YouTube. 

A série Anthropologicas.Doc é parte do Museológicas Podcast, programa de extensão produzido por estudantes e professores da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O projeto tem fomento da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe) e é mantido pelos grupos de pesquisa Museológicas e Curupiras, bem como pelos Laboratórios: de Expografia (Expolab), de Estudos Avançados em Cultura Contemporânea (LEC), de Multimídia e pelo Observatório de Museus e Patrimônio.

Mais informações
Museológicas Podcast

museologicas.podcast@gmail.com

Data da última modificação: 16/06/2021, 15:46