Seminário Anual de Planejamento e Avaliação da UFPE tem início hoje (23)

Durante o evento, serão estabelecidas prioridades e objetivos para 2023

Teve início na manhã de hoje (23) o Seminário Anual de Planejamento e Avaliação 2022. O evento, que acontece durante toda semana no Auditório Ricardo Ferreira, do Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN), é um espaço para que as pró-reitorias, superintendências, diretorias, coordenações e núcleos estratégicos da UFPE compartilhem suas avaliações sobre as atividades realizadas no ano que passou e apresentem uma programação desenvolvida para o curto e médio prazo. Esse é o terceiro seminário realizado na atual gestão.

Foto: Catarina Albertim

Evento está sendo realizado no auditório do CCEN

O reitor Alfredo Gomes conta que, durante o evento, será considerada a nova conjuntura que se apresenta a partir do atual governo federal. Ele explica que, ao longo da semana, serão discutidas grandes questões ligadas à ciência, à tecnologia e também ao campo artístico-cultural dentro da perspectiva de recomposição do orçamento das universidades. “Esse é um momento em que nós retomamos os objetivos e metas pactuados lá atrás. Nós precisamos, portanto, planejar a Universidade pra colocá-la nesse novo contexto. Então o objetivo é, em face dessa nova conjuntura, organizar o planejamento da Universidade para 2023 e definir, na medida do possível orçamento, nossas fraquezas e forças e como a gente vai dar esse salto”, destaca ele.

Para o vice-reitor Moacyr Araújo, é essencial que esse planejamento seja construído de forma coletiva. “Só dessa forma nós conseguimos criar uma política institucional de longo prazo para a Universidade e, não, uma política de gestão ou um projeto local com duração de quatro, cinco, seis anos apenas”. Por isso, para o vice-reitor, a ideia é definir metas de médio e longo prazo, pensando na longevidade das ações.

Além de se estabelecerem as prioridades da gestão a partir das discussões iniciadas no seminário, para Moacyr Araújo, o evento também representa o processo de autoavaliação do que tem sido feito ao longo do tempo. O vice-reitor conta que suas expectativas para o evento são as mais elevadas possíveis, tendo em vista a experiência dos seminários anteriores. “Os dois últimos seminários realizados se mostraram absolutamente importantes para o planejamento do que foi feito até agora. Então o fato de se introjetar na gestão dos setores e nas pessoas essa cultura do compartilhamento do planejamento, ampliando essa discussão, é fundamental”, ressalta Moacyr.

Todos os setores e unidades participantes entregam no seminário um documento com o seu planejamento e autoavaliação. Esses documentos serão compilados e alterados em função das questões colocadas e encaminhamentos. Ao final do evento, será produzido um relatório, que vai servir para o planejamento de 2023 e que apresentará os objetivos para o curto, médio e longo prazo da instituição. O evento será encerrado na sexta-feira (27), no final da manhã.

Data da última modificação: 23/01/2023, 16:25