Secretário nacional de Pesca Artesanal, Cristiano Ramalho, conversa sobre possíveis parcerias em reunião na UFPE

Entre os assuntos abordados está o plano de que os restaurantes universitários (RUs) adquiram a produção de comunidades pesqueiras locais

O secretário nacional de Pesca Artesanal, Cristiano Ramalho, esteve na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) na tarde de sexta-feira (24) para conversar com o reitor Alfredo Gomes e o vice-reitor Moacyr Araújo sobre possíveis parcerias das universidades brasileiras com o Ministério da Pesca e Aquicultura. A reunião ocorreu no prédio da Reitoria da UFPE.

Foto: Eugênia Bezerra

Encontro foi realizado no gabinete da Reitoria

Entre os diversos assuntos relacionados à cadeia produtiva da pesca, como aspectos econômicos e culturais, o secretário Cristiano Ramalho, que é professor da UFPE (Departamento de Sociologia), destacou quatro pontos: projetos educacionais, iniciativas de extensão, o desenvolvimento de um aplicativo e o plano de que os restaurantes universitários (RUs) adquiram a produção de comunidades pesqueiras locais, que receberiam um selo do Ministério da Pesca e Aquicultura.

Falou-se sobre justiça climática, o enfrentamento do racismo ambiental e a importância de se valorizar o conhecimento produzido pelas próprias comunidades pesqueiras e movimentos sociais na elaboração dos projetos. Também se comentou sobre a relevância de se investir em iniciativas estruturantes.

O reitor Alfredo Gomes e o vice Moacyr Araújo afirmaram que a UFPE pode contribuir com a experiência de pesquisadores em várias áreas do conhecimento, tais como Pedagogia, Nutrição, Estatística, Oceanografia, Saúde Coletiva e Engenharia de Alimentos.

Data da última modificação: 28/02/2023, 15:42