Sancionada lei que inscreve Tobias Barreto no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria

Tobias Barreto foi aluno da Faculdade de Direito do Recife (FDR), que hoje é frequentemente chamada de “casa de Tobias”, em sua homenagem

Foi sancionada, na última terça-feira (10), a Lei nº 13.927, que inclui o filósofo, jurista, poeta e crítico Tobias Barreto de Meneses no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria. A homenagem é oriunda do Projeto de Lei 4744/16, de autoria do Senado, e aprovada na Câmara no início de outubro. O Livro dos Heróis da Pátria fica guardado no Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves, na Praça dos Três Poderes, em Brasília.

Foto: Instagram/Memória FDR

Ex-aluno da FDR, Tobias Barreto era sergipano

Tobias Barreto nasceu na vila sergipana de Campos em 7 de junho de 1839, ingressando na Faculdade de Direito do Recife (FDR) em 1864. Foi líder do movimento intelectual, poético, crítico, filosófico e jurídico, conhecido como Escola do Recife e é o patrono da cadeira número 38 da Academia Brasileira de Letras (ABL). Devido à importância de sua atuação como acadêmico do curso jurídico da UFPE, a FDR é frequentemente chamada de “casa de Tobias”.

Para saber mais sobre essa importante personalidade, acesse a aba de Biografias do Projeto Memória Acadêmica da Faculdade de Direito do Recife

PROJETO MEMÓRIA ACADÊMICA – É uma atividade extensionista interdisciplinar desenvolvida no âmbito do Centro de Ciências Jurídicas da Universidade Federal de Pernambuco. O projeto propõe contribuir com a política de preservação do patrimônio cultural da Faculdade de Direito do Recife (FDR) por meio da realização de uma série de ações, congregando a comunidade acadêmica da UFPE e comunidade em geral para o alcance de seus objetivos.

Projeto Memória FDR
memoriafdr@gmail.com