RobôCIn participa da 7ª edição da competição de robótica IronCup 2023

Evento acontece de hoje (24) ao dia 27 deste mês, em Santa Rita do Sapucaí, Minas Gerais

O RobôCIn, equipe de Robótica do Centro de Informática (CIn) da UFPE, participa de mais uma edição da IronCup (Inatel Robotics Nacional Cup), competição de robótica anual que acontece em Santa Rita do Sapucaí (MG). A 7ª edição acontece de hoje (24) até o dia 27 deste mês e reúne diferentes áreas de robótica, com a participação de cerca de 500 estudantes de todo o Brasil para competir em 13 categorias diferentes, dentre elas: Simulação 2D, Very Small Size Soccer (VSSS), Seguidor de Linha, Combate, Sumo, entre outras.

Desde 2018, o RobôCIn participa da IronCup, sendo a última participação presencial em 2020, com a conquista do 3º lugar na categoria de VSSS e do 6º lugar na categoria de Simulação 2D. Em 2021 e 2022, a equipe participou da competição de forma remota, através de simuladores, se consagrando bicampeã (2021 e 2022) na categoria de VSS e conquistando o 3º lugar (2021 e 2022) na categoria de Simulação 2D.

Nesta edição a equipe espera uma participação maior, já que o campeonato vem se tornando um destaque no cenário nacional de robótica. “A 7ª edição do IronCup surge como oportunidade para desafiar-nos em meio a outras equipes grandes de robótica e para pôr em prática conceitos que foram desenvolvidos em laboratório, além de validar nossas pesquisas nas categorias de Simulação 2D e VSSS em ambientes de estresse para nossos robôs. Essa experiência é mais uma validação da robustez do nosso projeto, visando aprimoramento para a participação da RoboCup 2023 (Simulação 2D) e da LARC 2023 (VSS e Simulação 2D)”, afirma o aluno de Engenharia da Computação do CIn e integrante da equipe, Elisson Rodrigo.

Cinco membros estão representando o RobôCIn, sendo quatro alunos de Engenharia da Computação (que compõem as equipes de Simulação 2D e VSS) e uma aluna de Jornalismo (que compõe a equipe de comunicação). Todos os jogos serão transmitidos pelo Instagram do RobôCIn @robocinufpe.

Data da última modificação: 24/02/2023, 16:45