Projeto Moventemangue_Arte (UFPE/Unilab) lança chamada pública para a segunda Movência – Paisagens que habitam em nós

As inscrições poderão ser feitas até o dia 6 de dezembro

O projeto de extensão Moventemnague_Arte lançou, hoje (4), a chamada pública para a iniciativa Segunda Movência – Paisagens que habitam em nós. A divulgação foi feita por meio de transmissão ao vivo, nos canais no YouTube do Moventemnague_Arte e o do Educa-PE, projeto pedagógico realizado pela Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco. As inscrições poderão ser feitas até o dia 6 de dezembro.

Vinculado à Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e à Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), o projeto de extensão Moventemnague_Arte é coordenado pelas professoras Renata Wilner e Joana D’Arc Lima.

Com chamadas públicas que foram nomeadas de “movências”, os integrantes pretendem fortalecer a comunidade criativa do Nordeste ao divulgar trabalhos, pesquisas, ensaios, mapeamentos, discussões críticas e relatos de experiência com recorte nas expressividades visuais e na arte/educação. A ideia é fomentar uma rede de criadoras e criadores que cultivam narrativas sobre essa região do Brasil, seu bioma, seus personagens e suas paisagens.

“Dessa forma, criamos um espaço inclusivo e dialógico, onde, independente de formação ou inserção no circuito artístico, quaisquer pessoas têm a oportunidade de publicar suas produções em uma rede colaborativa, que as conecta e visibiliza para os mais diversos tipos de públicos”, afirma o grupo no site do projeto de extensão, no qual é possível conhecer os trabalhos selecionados para a primeira movência, que seguiu o tema “Aos sonhos que nos antecedem”.

SEMINÁRIO - O lançamento da Segunda Movência – Paisagens que habitam em nós faz parte da programação do III Seminário de Ações Pedagógicas em Arte & I Encontro Político Pedagógico de Ensino de Artes. O evento é realizado pela Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco com apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFPE (Proexc) e da Federação de Arte Educadores do Brasil (Feab).

O tema desta edição é “Arte na educação básica: criação de espaços de escuta, inovação, produção de saberes e respeito às diferenças. O seminário é realizado nos dias 4, 17 e 18 deste mês, em formato híbrido. As atividades ocorrem no Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire, da Prefeitura do Recife, e haverá transmissão on-line pelo canal do Educa-PE no YouTube. A programação completa está disponível na mesma página pela qual são feitas as inscrições.

Site e perfil do projeto Moventemangue_Arte no Instagram

Data da última modificação: 07/11/2022, 15:33