Projeto Memorial Notáveis Cientistas de Pernambuco anuncia homenageados em evento amanhã (19)

O projeto Memorial Notáveis Cientistas de Pernambuco anuncia os seis homenageados do biênio 2020-2021 em sessão solene que será realizada às 18h de amanhã (19), no Auditório Senador Sérgio Guerra, na Assembleia Legislativa de Pernambuco. O evento, que teve uma pausa de dois anos por conta da pandemia de covid-19, integra a programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Pernambuco. Dos seis homenageados, cinco foram professores efetivos da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Este ano, a honra póstuma será concedida ao engenheiro de pesca Fábio Hazin e ao físico Ivon Fittipaldi, idealizador do projeto Notáveis Cientistas de Pernambuco, ambos vítimas da covid-19. Serão homenageados ainda no biênio 2020-2021 o matemático Romildo Pessoa, o historiador Armando Souto Maior, a assistente social Anita Albuquerque e o médico Edmundo Machado Ferraz.

O Memorial Notáveis Cientistas de Pernambuco tem o objetivo de garantir anualmente a homenagem póstuma a três cientistas que tenham deixado contribuições para o estado nas diversas áreas do conhecimento. São elas: Ciências Exatas, da Terra e Engenharias; Ciências Humanas, Sociais e Letras; e Ciências Biológicas e Saúde. A escolha é feita por uma comissão formada por representantes de universidades e instituições científicas, como a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Academia Brasileira de Ciências (ABC) e Academia Pernambucana de Ciências (APC).

Até o momento, o projeto já homenageou 48 cientistas. Eles passam a compor a Caravana Notáveis Cientistas de Pernambuco, que circula junto com o Ciência Móvel, programa itinerante do Espaço Ciência. A caravana já atingiu um público de mais de 100 mil pessoas ao longo dos últimos seus anos.

Homenageados 2021

Ivon Palmeira Fittipaldi (1943-2020) – Ciências Exatas, da Terra e Engenharias
Natural de Maceió, foi chefe do Departamento de Física (1980-1982), coordenador da Pós-Graduação em Física (1991-1992), pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação (1983-1987) e diretor do Centro de Ciências Exatas e da Natureza (1993-1997) da UFPE. Também foi diretor científico da Facepe de 1997 a 1999 e coordenador-geral da Representação Regional do CNPq. Foi um dos principais idealizadores do projeto Notáveis Cientistas de Pernambuco.

Anita Aline Albuquerque Costa (1931-2016) – Ciências Humanas, Sociais e Letras
Graduou-se em Serviço Social em 1962, passando a integrar o corpo docente da UFPE em 1971. Ajudou a criar o Mestrado em Serviço Social da UFPE, tendo contribuído para a criação e consolidação do primeiro grupo de pesquisa em serviço social da Universidade, o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Políticas Sociais e Direitos Sociais (Nepps). Foi chefe do Departamento de Serviço Social, coordenou o mestrado em Serviço Social e foi diretora do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA).

Fábio Hissa Vieira Hazin (1964-2020) – Ciências Biológicas e Saúde
Professor da UFRPE, coordenou o Programa Arquipélago de São Pedro e São Paulo e o programa Revizee, para avaliação dos recursos vivos da zona econômica exclusiva brasileira para a região Nordeste. Atuou na Pós-Graduação em Oceanografia da UFPE. Presidiu o processo de negociação na Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) para a elaboração e adoção de um tratado internacional para prevenir e eliminar a pesca ilegal, aprovado em 2009. Presidiu a Comissão Internacional para a Conversação do Atum Atlântico (ICCAT) e a Associação Brasileira de Engenharia de Pesca e foi representante científico do Brasil junto à Comissão Internacional para Conversação do Atum Atlântico (ICCAT).

Homenageados 2020

Romildo Cordeiro Pessoa (1914-2001) – Ciências Exatas, da Terra e Engenharias
Foi professor da Escola de Engenharia da UFPE, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). Fez parte de movimentos para criação dos cursos de Matemática e Física na UFPE, tendo sido um dos fundadores do curso de Arquitetura e de Geologia da Universidade.

Armando de Albuquerque Souto Maior (1926-2006) – Ciências Humanas, Sociais e Letras
Implantou o primeiro curso de pós-graduação em História do Norte-Nordeste e fundou a Clio, revista do curso de mestrado em História da UFPE. Publicou vários artigos em revistas especializadas sobre História Antiga e História do Brasil, além de oito livros. A série de livros didáticos sobre História, iniciada na década de 1950, teve grande repercussão e todo o Brasil. “Quebra-Quilos: Lutas sociais no outono do império”, sua obra mais querida, foi publicada na coleção “Brasiliana” em 1978, tendo recebido o prêmio Sergio Milliet de ensaio.

Edmundo Machado Ferraz (1940-2017) – Ciências Biológicas e Saúde
Além de professor na UFPE, foi diretor-superintendente do Hospital das Clínicas, presidente eleito do Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva e do Colégio Brasileiro de Cirurgiões. Fundou e coordenou o curso de Doutorado em Medicina da UFPE, tendo sido consultor da Organização Mundial da Saúde (OMS) em Infecção Cirúrgica e uso de antibióticos em Friburgo, na Alemanha, Atlanta e Washington DC, nos Estados Unidos, e Genebra, na Suíça, além de consultor do Ministério da Saúde em controle da infecção a partir de 1985.

Data da última modificação: 18/10/2022, 14:17